… a importância de um avatar.

Pois bem. Podia ir pelo caminho aparentemente politicamente correcto de não o mencionar mas quem não gosta de ver o seu nome escarrapachado numa lista com um titulo tão pomposo?

Os 21 Bloggers mais influentes da Blogosfera portuguesa é o nome do artigo publicado no Mais Tráfego e onde honrosamente sou mencionado junto de uma série de ilustres personagens da nossa blogosfera. Um orgulho digo-vos eu e sem qualquer rodeio. Vale o que vale? Sim. E depois? No sitio devido, já deixei a minha consideração… Mas adiante que o tema é, ainda que relacionado, outro.

A lista dos Bloggers mais influentes

Sexta-feira já ao final da tarde, atrasado para ir buscar a minha filha ao colégio (e voltar com ela para o trabalho que a noite prometia), ia disparado a entrar na estação de Metro da Baixa-Chiado quando sou interpelado por um jovem (não sou grande fisionomista mas aposto que não tinha mais que 20 a 25 anos. Ainda é jovem não é?) que vinha a sair da dita estação, e me diz algo do género: “Olha lá, tu não és o gajo do browserd, dos blogs influentes?”.

Ora bem, ainda continuo à espera de um dia ser reconhecido no Metro pelo #jogodometro mas confesso que por esta não esperava eu. Mais ainda, no próprio dia em que a tal lista foi apresentada. Mas como é isto possível? O avatar, aquele pequeno ícone, a imagem que associamos ao nosso user, nickname, nas redes sociais, nos blogs, na Internet.

Durante algum tempo, o avatar que representava o meu utilizador (@browserd) era um pequeno desenho vectorial de um gato (o gato browser) mas um dia chegou em que, no Twittlis (ainda este se realizava no O’Gillians) alguém me perguntou: “Quem és tu?” e quando me apresentei ouvi: “Pois, é que sem fotografia não te reconhecemos”. Nessa noite, cheguei a casa, e onde até então aparecia um tal do gato, passou a aparecer uma fotografia, tirada à pressa, com o telemóvel, no elevador, e o @browserd ganhou rosto.

Ontem, passados cerca de dois anos sobre o evento que despoletou tal mudança, esta justifica-se, ali, na porta do Metro, à pressa. “Sim sou eu. Desculpa mas agora não tenho mesmo tempo… Tenho que ir buscar a miúda ao colégio”. Fosse outro dia e o copo, nem que fosse d’agua, estava garantido…

Ilustre desconhecido, se porventura passares por aqui, diz qualquer coisa…

9 thoughts on “Os Bloggers mais influentes da Blogosfera portuguesa ou…

  1. Só para assinalar que da única vez que fui abordado com a questão “Vocé é que é o autor do Cão e Pulgas?”, foi precisamente numa carruagem de Metro…

  2. Olá Pedro,

    Bem! Já és conhecido no metro pelo gajo dos blogs influentes. Se soubesse já tinha feito o post há mais tempo. Vou perguntar no fórum para ver se encontramos o rapaz que te abordou… ;)

  3. Boas Nuno.
    Foi realmente curioso uma vez que “ando em busca” de ser reconhecido no Metro pelo #jogodometro e nada… Independentemente de o encontrar ou não (tinha a sua piada), valeu por me dar um bom argumento para puxar a importância do avatar à baila… Ainda me faltou referir o quão negativo acho ser, a nível de comunicação, aquela moda de andar constantemente a mudar de avatar… Mas não tinha tempo. Eram 5 da manhã, estava com pica para escrever mas ao mesmo tempo com uma soneira desgraçada ou seja, ou era o principal ou não era nada… Fica para a próxima.

  4. Parabens Pedro, agora es famoso…mas a serio, deve ser uma honra estar na lista dos bloggers mais influentes da blogsfera portuguesa. Tenho que admitir que de vez em quando espereito por aqui, para ver o que esta a passar, e adoro o teu blog, como as fotos no flickr. Espero que o Natal e a entrada do ano novo foi boa cheia de alegria e felicidade. E continua o teu “good work”!

  5. Não sei como te reconheceram, ‘maduro’ como estás até eu tinha dificuldade em te reconhecer na rua!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*