Pois que comprei uma nova máquina cá para casa. Não estou a falar da Nespresso Cube. Trata-se de um novo computador portátil. E ainda não foi desta que comprei o tal do Mac.


Razões? Várias, mas entre elas a principal foi mesmo o preço. A conta é simples: para ter uma máquina Apple com a capacidade da que comprei precisava de gastar cerca do dobro do que o que gastei. Podia optar por gastar só mais 400 ou 500 euros e comprar um Mac mas seria mesmo só para dizer que tinha um Mac e não a máquina que tenho. Se comprei um computador bonito como um Mac? Não. Teria ido para um Sony Vaio ou um LG. Então afinal o que é que comprei? Um Asus. Na Ásia, tal como refere a publicidade da marca, são considerados os melhores (bem, o sucesso dos Vaio no Japão arruína qualquer argumento baseado em localização geográfica mas enfim) mas no resto do mundo nem são assim tão falados. Por cá a Asus é principalmente conhecida e reconhecida pelas motherboards para máquinas desktop. Quanto a portáteis, até às recentes campanhas publicitárias, estavam para o mercado nacional como a Dell ou seja, vendidos maioritariamente a empresas. Li e voltei a ler, páginas e páginas de sites mais ou menos fiáveis e, entre as opções disponíveis lá decidi: Um Asus z53sv. A designação do modelo é logo para começar um tanto ou quanto confusa.

Devido ao facto da Asus fazer acordos com algumas empresas de distribuição para vender certos modelos um pouco mais baratos, podemos encontrar a mesma máquina (ou muito, muito semelhante) com nomes diferentes em lojas diferentes. O Asus z53sv é conhecido no mercado geral como Asus f3sv. E o que tem de tão bom este modelo? Façamos então uma pequena análise de conteúdo:

Processador Intel Core 2 Duo 7500 (Santa Rosa) 2.2
2 Gigas de Memória RAM (upgradable a 4)
250 Gigas de disco
Placa gráfica nVidia GeForce 8600GS com 256 megas
Rede Wifi 802.11 a/b/g/n
Bluetooth

Para alem do acima descrito o z53sv (f3sv) traz ainda uma câmara incorporada de 1.3 megapixéis, um leitor gravador de DVD com a tecnologia Lightscribe, um leitor de cartões multi-formato, 4 entradas USB, uma entrada Firewire, uma saída VGA, uma saída S-Video e uma saída DVI e uma muito apreciada entrada para cadeado Kensignton.

Ou seja, a máquina está bem equipada. Tivesse uma autonomia maior (com a bateria de origem em modo de poupança de energia saca-se no máximo um período de 2 horas com wifi ligado) e isto era quase uma pequena maravilha.

A construção e acabamento também não são de criticar. Com um aspecto sólido não foge muito ao agora tradicional preto e alumínio. Não sendo a minha escolha estética (o full black dos Thinkpad continua a ser o meu preferido) não me choca. O teclado é grande e prático e as teclas de função estão muito bem definidas. Para juntar a estas, o z53sv (f3sv) tem ainda uma série de botões adicionais junto ao botão de power que permitem aceder de forma rápida a algumas funcionalidades implementadas pelo software Asus como seja a tecnologia Splendid Video Intelligent Technology (que permite mudar entre vários modos de vídeo com melhoramentos de imagem), ao browser ou até mesmo ao Windows Media Center.


Relativamente a software vem equipada de origem com o Windows Vista Home Premium que, apesar de anunciado “Em Português”, permite ao utilizador na primeira utilização da máquina, indicar qual o idioma em que o sistema deverá funcionar. Ao contrário da moda corrente e ainda bem, o z53sv (f2sv) não traz uma partição de recuperação de sistema (que quase invariavelmente o utilizador acaba por formatar para libertar espaço em disco) mas traz um DVD de instalação com o sistema configurado de origem. Posso confirmar que a sua utilização é bastante linear e efectivamente funciona. Ainda no que a software se refere vem instalado também um grande número de aplicações Asus que, passando-se bem sem elas, também não incomodam e podem até facilitar a vida a alguns utilizadores (o Power4Gear por exemplo permite ter alguns modos de gestão de energia diferentes e melhorados relativamente aos originais do sistema da Microsoft) e ainda outras tais como o pacote de gravação de cd’s e dvd’s Nero 7.

A primeira utilização foi de updates como recomendado. Assim que arranca reconhece a rede Wifi da família. 40 updates de sistema recomendados. 140 Megas. Instalação do anti-virus, e do pacote de produtividade Office 2007 (sim, legal). Tudo bem configurado, instala-se a aplicação para gerar imagens do sistema (a minha forma favorita de backup). A partir daqui já se podem instalar as coisitas mais pequenas. Nada se queixa. Tudo corre às mil maravilhas.

Por norma, sempre que compro um PC novo a primeira coisa que faço é formatar e instalar de novo. Desta vez optei por não o fazer. Li em muitos fóruns que alguns utilizadores compram máquinas novas com o Windows Vista e apressam-se a formatar as ditas e a instalar a versão anterior do Windows. A alguns a coisa corre bem mas a outros nem por isso. Algumas destas novas máquinas já são construídas a pensar no novo sistema e os fabricantes muitas vezes não se preocupam a optimizar nem tão pouco a criar drivers para os sistemas anteriores. A minha impressão até ao momento é que isto não é tão mau assim. Não é tão lento quanto dizem (mesmo com todas as luzinhas ligadas) apesar de ter a consciência de que esta máquina com o Windows XP bem configurado seria de certeza mais rápida. Enfim, o XP já cá está há uns aninhos mas lembro-me bem quando ele apareceu as criticas que se lhe faziam… Vamos esperar pelo Windows Vista Service Pack 1 a ver no que dá.

6 thoughts on “O meu novo computador portátil.

  1. “sim, legal” eheh

    Isso quer dizer que comprou uma nova licença ou que usou o mesmo pacote comprado e instalado noutro computador?

  2. @Pedro: Quer dizer legal mesmo. Licença legal. Não foi comprada mas sim oferecida…

    @Marco: Pois… Mas tenho tanto que fazer que acho que não vai mudar por uns tempos… Alem do mais, continuo a usar o Dell certo?

    @João: Thanks. Até agora está a correr bem. É um pouco pesado demais para o meu gosto mas enfim… Fotos? A ver ve cá ponho algumas assim que possa… Quanto ao Ubuntu… Havia qualquer coisa tipo LiveCD para experimentar não havia?

  3. Também comprei um Asus igual a esse e até agora tem se portado muito bem.
    Só uma duvida: O teu asus live update tem actualizado as drivers? No meu nunca o fez, possivelmente porque no site da asus o z53sv não tem qualquer download disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*