19 anos separam a minha aquisição dos 2 livros da fotografia abaixo. A edição brasileira de Watchmen adquirida por cá em 1989 e a edição americana adquirida na Forbiden Planet de Londres em 2008. Vale sempre a pena rever como escreveu o Nuno Markl “este espantoso, apaixonante, complexo, arrebatador romance em BD chamado Watchmen”.

Mas este post é mais do que um reavivar da lembrança de que o filme impossível estreia no próximo dia 6 de Março. Este post é acima de tudo uma declaração de que há coisas que não se esquecem. O livro que ali podem ver, a tal edição brasileira, saiu para casa de um amigo há 10 anos atrás. Voltou este fim de semana. Agora vai descansar…

Watchmen - 20 years after

3 thoughts on “Watchmen 1986. 10 anos depois.

  1. Belíssima imagem! :)

    Não recuo tanto no tempo para recordar a primeira vez que li Watchmen, mas já atinjo uma data respeitável. Se a memória não me falha, faz precisamente 10 anos este ano. Boa maneira de celebrar a efeméride, portanto, com o filme mesmo ai à porta. Espero que não desaponte!

    Recomendo a (re)leitura acompanhada de anotações para a experiência realmente completa.

  2. A versão adquirida em 2008 é igual à que eu comprei na FNAC no verão do mesmo ano, altura em que devorei Watchmen avidamente.

    Foi a leitura do Watchmen que me motivou logo de seguida a adquirir e ler V for Vendetta, que confesso se revelou uma pequena desilusão. Mas enfim, heresia à parte, nem todas as obras de Moore podem ser do calibre de Watchmen.

    PS – As opiniões aqui expressas reflectem exclusivamente os gostos do seu autor. Não devem, por isso, serem consideradas verdades universais, nem devem dar origem a apedrejamentos públicos ou a esperas à saida de casa com naifas e outras coisas que aleijem. Obrigado.

  3. Grande viagem essa.
    Pessoalmente o Watchmen nunca me disse muito – prefiro de longe o V for Vendetta (o livro, que o filme é ridículo) e o From Hell.
    Mas enfim, são gostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*