Faz hoje  um ano que vos contava aqui sobre o começo da minha grande aventura académica… Bem, não se trata só de uma aventura académica mas sim, de uma grande, uma das maiores, aventuras da minha vida… É claro que nunca me passou pela cabeça que esta coisa de voltar à Universidade aos 35 anos (sim, que então ainda não tinha feito os 36) não fosse ter impacto em tudo o que me rodeia mas, tenho que admitir, não pensei que o impacto fosse tão grande. Adiante.

O regresso à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

A primeira semana já se passou. Entre as praxes do costume (que admito, pelo que vi até não são das piores) e a barulheira tremenda a que as mesmas dão origem, lá conseguiram alguns corajosos professores, dar as aulas aos poucos presentes que lá apareciam (alunos Erasmus na sua grande maioria, ainda que «grande» dificilmente seja o termo mais correcto).

Para muitos dos alunos que como eu, vão agora para o 2º ano, é tempo de ajustes. Há incertezas sobre as opções de especialização a seguir, dentro destas, quais as cadeiras a fazer enfim, é tempo de experimentar. Tenho visto quem pule de Filosofia do Conhecimento para Teoria das Relações Internacionais, de História das Artes não Ocidentais para Metodologia do Trabalho Cientifico e por ai adiante nas conjugações mais bizarras que se possam imaginar. Depois ajustam-se horários, há cadeiras que se sobrepõem. E há ainda os que buscam aquela cadeira, aquela, tem mesmo que ser aquela, que não custa nada e todos passam… Sempre dá uns créditos…

Pois. Mas para a semana que vem, há que atinar de vez. Os semestres agora são de 3 meses e não nos devemos dar ao luxo de os deixar passar sem proveito.

Jornalismo? Cinema e Televisão? Comunicação Estratégica? Cultura e Artes?

Pela minha parte, a coisa está mais que decidida. O percurso a fazer, a opção está escolhida. Para muitos, a menos óbvia. Para quem me conhece, é a que tem sentido (Faz sentido? Tem sentido? Socorro Professor Mourão…).

Fica para depois que agora não tenho tempo…

One thought on “Universidade. A aventura continua.

  1. Deixei um comentário no fb mas renovo aqui os meus desejos de que este 2º ano te corra, como habitualmente se diz, às mil maravilhas.
    Tenho a certeza que sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*