Pois hoje foi dia de praia novamente. Há quem me telefone de manhã só para ouvir o som do mar de tão desconfiados que estão de que seja mesmo verdade, que eu esteja realmente na praia. Já expliquei mil vezes que há na Net várias colecções de sons naturais para poder fingir que estou em determinado ambiente e que fazer tal coisa a partir de qualquer escritório é relativamente facil. Não adianta.
Voltando ao que interessa. O que mais uma vez começou pelas 7 da matina num areal imenso terminou desta feita numa das históricas (desde sempre me lembro dela mas só hoje soube que já lá está desde 1932) tabernas de Almada Velha: Esquina Viva. E bem tratados qe ficámos pois depois de uma travessa de caracóis (os primeiros do ano) rematámos a coisa com algo que veio para a mesa á experiência “Se gostar eu trago mais…”. E gostámos. Muito. Penso que o nome que lhe deram foi Cariladas mas (ainda bem que) não tem nada a ver com Caril. Bochechas de porco preto assim a modos que estufadas com cebola e tomate. Divinal. A voltar para jantar um destes dias.
Antes de termos aterrado na taberna ainda fomos dar um passeio até ao Elevador Panorâmico da Boca do Vento que é como quem diz, o elevador que nos leva em segundos de Almada Velha até lá abaixo ao fim do Gingal em Cacilhas. Há já 5 anos que sempre que passávamos na Ponte sobre o Tejo diziamos que tinhamos que lá ir. Desta vez foi. Vale a pena principalmente pelo espaço agradável que se encontra lá embaixo junto ao rio. Relva aparada e limpa, arborizado quanto baste e uma vista maravilhosa da não menos maravilhosa Lisboa. Fotos em breve.
Para referir ainda que ontem também fomos meter os pés na areia mas não nos tendo afundado em aventuras gastronómicas, acabámos o dia pelos Pasteis de Belém. Quentes e meia-dúzia.
Esquina Viva
Rua Bulhão Pato, 38 – 2800 Almada
Telf. 21 276 79 23
Brilhante!!! E depois há quem venha daí para o Algarve fazer férias…, porquê? Parece muito melhor que isto aqui.
Eeeeh andaste aqui ao pé de mim e nem disseste nada! Por acaso, não há nada como um bom passeio pelo Ginjal e subir o elevador e ir até ao jardim do castelo…adoro a vista!
Mas bom mesmo é ter o melhor dos dois mundos loll Almada e Algarve (que é como quem diz, o barlavento lolll)
Por acaso um pastelito de belem agora caía mesmo bem hi hi hi
Quanto a Algarve o tema cá por casa é bastante subjectivo. Este foi o primeiro ano em que nós fomos ao Algarve. Um destes fins-de-semana lá fomos nós gozar os proveitos de trabalhar para a casa que trabalhamos e aproveitar a estadia no Hotel Val del Rei perto de Lagoa. Apesar de toda a gente nos dizer que Lagoa era horrivel e que não iamos gostar a verdade é que ficámos bastante impressionados. O Hotel era fantástico com instalações e serviço a condizer. Os dias que por lá andámos sempre deu para passear um pouco e até nos divertimos mas temos noção de que tal só aconeceu porque não havia ainda aquela enchente de gente que se espera por exemplo este fim-de-semana.
Hoje vai ser estufa fria e feira do livro (acho eu).
E porque não voltar e ir à Casa da Cerca. Este, hoje, é um centro de arte contemporanea. Mas o que mais gosto nele é sem duvida o jardim! Dizem que a história desta casa está ligada à historia do Frei Luis de Sousa, de qualquer maneira o jardim é lindo e tem uma vista para Lx… do melhor. Para lá ir, o melhor é mesmo perguntar/pedir na recepção, pois este passa um pouco despercebido.