O “ontem” é para esquecer… Ainda sem saber bem porquê, vejo após um fim-de-semana sem verificar o meu e-mail, que tenho a caixa cheia com incontáveis emails dos mais variados endereços e com os mais variados assuntos todos com um unico ponto em comum: o meu próprio dominio. Entre estes consigo identificar dois ou três do meu host provider que me informa do facto de estarem a sair do meu dominio várias centenas de emails no espaço de uma hora e que, por questões de segurança, a não ser que eu o consinta explicitamente respondendo às suas missivas nesse sentido, serão obrigados a suspender o dominio até a situação ser resolvida. Pois. Quando dei por ela já era tarde e o site já estava como todos viram. Não sei o que se passou mas desconfio. Também não sei se já está tudo resolvido pois limitei-me a fazer o upgrade do WordPress (uma das causas possiveis para esta quebra de segurança era a existência de alguma falha num qualquer script antigo) para a versão 2.0.1 e a desactivar os plugins que não uso. Continuo a aguardar alguns detalhes extra do host provider.
Hoje é dia de Depeche Mode e a Patricia já foi para a escola. Dia de festa.
Essa porcaria dos emails anda-me a acontecer há já algum tempo..penso que seja devido ao facto de quando andamos por aí e deixamos o mail visivel, ele pode vir a ser apanhado robots que andam a vasculhar os sites..
Apesar dessa ser uma das razões que levam este tipo de e-mails a aparecerem, neste caso em particular penso que foi um poquito mais grave. Talvez tenha mesmo sido uma falha de segurança (é o que dá andar a mexer em scripts que não se conhecem e outras coisas mais que não são para aqui chamadas) que tivesse aberto mais buracos do que aqules que devia… Mas, até saber ao certo (que é como quem diz, até ter uma resposta do host provider) também não quero especular. Uma coisa é certa: Aprendi aqui uma ou duas lições… E passei a olhar com outros olhos (os que olhavam antes de ter experimentado) alguns serviços web. Mas isso será assunto para mais tarde…
Reparei ontem na indisponibilidade do browserd.com e acompanhei à noite a transferência de ficheiros por FTP para o dito cujo. Por essas e por outras, é que ainda não fiz o update para o WP2, vou esperar mais um pouco ainda.
Em relação aos emails, bem, os que recebo em japonês são às centenas, mas consigo viver com isso ;)
Boas X. A novela ainda não acabou mas não foi causada pela nova versão do WP. Aliás, instalei a nova já à cautela não fosse o diabo… Apesar de também receber alguns emails na caixa (nada que se pareça com a invasão de senhoras de leste que queriam casar comigo nos idos anos 90) também consigo viver bem com isso. O problema era que o meu dominio era quem estava a enviar os emails para mim mas tambem para centenas de outras pessoas… Corria o risco de ficar queimado por motores anti-s-p-a-m.