Sou eu que sou estranho, vivo em terra estranha (faz-me recordar o verbo grokar. Isto diz alguma coisa a algum de vós???) ou pura e simplesmente o resto do mundo que me rodeia vive completamente à parte do mundo em que eu vivo.
Hoje, os meus colegas do lado iam ficando a olhar embasbacados (o que quer que isso signifque) para mim enquanto lhes relatava todo contente, a minha aventura em busca de uma caneta para substituir a Sakura Micron 005 que uso para escrever nos Moleskines.

– Móles quê?
– Moleskines. São estes pequenos cadernos…
– E tú tens uma caneta própria para escrever nisso?
– As Sakura são canetas com tinta de arquivo e sem acido o que contribui para a longevidade da escrita e do papel em si…
– Ya. Pois… E então? Essa já não serve?
– Esta quase a acabar a tinta desta…
– Se quiseres empresto-te uma caneta. Mas é preta. Não há problema pois não?
– Esquece. Obrigado de qualquer forma…

Andei algum tempo em busca da melhor caneta para escrever / Desenhar nos Moleskines. Desde o dia em que comecei a notar a falta de Sakuras nas boas papelarias cá da terra (ainda se encontram mas azuis é quase impossivel) que comecei a temer o momento em que a tinta da minha acabasse. E depois? E se tivesse que recorrer a um marcador Futura??? Alguns dos meus colegas (os tais que referi antes) certamente diriam “E qual era o problema de recorrer a um Futura?” mas estariam a esquecer um dos detalhes essenciais na escolha da caneta: a tinta a ensopar o papel e a passar para a página debaixo. Pior. A tinta a demorar seculos para secar e a ficar colada na página de cima… Mil maneiras de arruinar algo que se quer para sempre ou pelo menos, para muito muito tempo…

Net addicted por escolha própria, e aproveitando o culto Moleskine a minha primeira opção foi mesmo pesquisar na Net. Certamente muita gente já teria tido a mesma dúvida. A resposta foi imediata. Quero dizer, as respostas. Milhares delas e de todo o mundo. Havia no entanto uma caneta que parece recolher consenso: Pilot G2. Relativamente facil de encontrar e agradável de toque. Barata e com tinta de boa fama. Comprei e experimentei. É boa sim senhor mas não serve o meu intento. Utilizar uma Sakura deixou-me hábitos e estes custam a morrer. Para mim o primeiro ponto da lista de requisitos é o traço fino. Pilot 0 – Sakura 1.
Também tenho por hábito o W&R (whrite and run) fechando o Moleskine à pressa e antes que alguem por tal dê já o elástico está no sitio. Outro requisito é secar rápido. Pilot 0 – Sakura 1. A coisa não corria muito bem. Guarda-te ai que já voltamos a conversar. Voltando à papelaria escolho outra Pilot. G-TEC C4. Pouco lhe falta para parecer uma Bic Cristal mas com uma ponta nada normal. Os requisitos acima referidos foram preenchidos ao segundo risco. Estava contente. Estou contente. Voltei à Net. Há mais como eu. Gostam da G-TEC C4. Queixam-se de que há poucas ai pelas outras bandas do Mundo. Já é quase um “luxo europeu”. Escolhi bem. A ver vamos quanto dura.

p.s. Se alguem souber de uma loja europeia que venda online e envie para Portugal Sakuras Micron, avise. Por via das dúvidas ainda quero guardar uma ou duas…

31 thoughts on “Que canetas pró Moleskine?

  1. A nossa loja online (http://lojadomoleskine.com) tem canetas Pilot. Temos vários modelos em stock (creio que temos todas as best-seller) mas podemos acrescentar outros. Deixem aqui em comentário os modelos que acham que devíamos incluir e que não estão, que acrescentaremos. Estamos a pensar juntar também as Sakura. Se quiserem deixar modelos favoritos, as sugestões serão muito bem-vindas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*