Sou eu que sou estranho, vivo em terra estranha (faz-me recordar o verbo grokar. Isto diz alguma coisa a algum de vós???) ou pura e simplesmente o resto do mundo que me rodeia vive completamente à parte do mundo em que eu vivo.
Hoje, os meus colegas do lado iam ficando a olhar embasbacados (o que quer que isso signifque) para mim enquanto lhes relatava todo contente, a minha aventura em busca de uma caneta para substituir a Sakura Micron 005 que uso para escrever nos Moleskines.
– Móles quê?
– Moleskines. São estes pequenos cadernos…
– E tú tens uma caneta própria para escrever nisso?
– As Sakura são canetas com tinta de arquivo e sem acido o que contribui para a longevidade da escrita e do papel em si…
– Ya. Pois… E então? Essa já não serve?
– Esta quase a acabar a tinta desta…
– Se quiseres empresto-te uma caneta. Mas é preta. Não há problema pois não?
– Esquece. Obrigado de qualquer forma…
Andei algum tempo em busca da melhor caneta para escrever / Desenhar nos Moleskines. Desde o dia em que comecei a notar a falta de Sakuras nas boas papelarias cá da terra (ainda se encontram mas azuis é quase impossivel) que comecei a temer o momento em que a tinta da minha acabasse. E depois? E se tivesse que recorrer a um marcador Futura??? Alguns dos meus colegas (os tais que referi antes) certamente diriam “E qual era o problema de recorrer a um Futura?” mas estariam a esquecer um dos detalhes essenciais na escolha da caneta: a tinta a ensopar o papel e a passar para a página debaixo. Pior. A tinta a demorar seculos para secar e a ficar colada na página de cima… Mil maneiras de arruinar algo que se quer para sempre ou pelo menos, para muito muito tempo…
Net addicted por escolha própria, e aproveitando o culto Moleskine a minha primeira opção foi mesmo pesquisar na Net. Certamente muita gente já teria tido a mesma dúvida. A resposta foi imediata. Quero dizer, as respostas. Milhares delas e de todo o mundo. Havia no entanto uma caneta que parece recolher consenso: Pilot G2. Relativamente facil de encontrar e agradável de toque. Barata e com tinta de boa fama. Comprei e experimentei. É boa sim senhor mas não serve o meu intento. Utilizar uma Sakura deixou-me hábitos e estes custam a morrer. Para mim o primeiro ponto da lista de requisitos é o traço fino. Pilot 0 – Sakura 1.
Também tenho por hábito o W&R (whrite and run) fechando o Moleskine à pressa e antes que alguem por tal dê já o elástico está no sitio. Outro requisito é secar rápido. Pilot 0 – Sakura 1. A coisa não corria muito bem. Guarda-te ai que já voltamos a conversar. Voltando à papelaria escolho outra Pilot. G-TEC C4. Pouco lhe falta para parecer uma Bic Cristal mas com uma ponta nada normal. Os requisitos acima referidos foram preenchidos ao segundo risco. Estava contente. Estou contente. Voltei à Net. Há mais como eu. Gostam da G-TEC C4. Queixam-se de que há poucas ai pelas outras bandas do Mundo. Já é quase um “luxo europeu”. Escolhi bem. A ver vamos quanto dura.
p.s. Se alguem souber de uma loja europeia que venda online e envie para Portugal Sakuras Micron, avise. Por via das dúvidas ainda quero guardar uma ou duas…
Na minha busca pelas SAKURA que também não encontrei nos sítios onde fui, e depois de experimentar todas as que havia na Papelaria Fernandes, optei pela PENTEL SUPERB G (M), vermelha e preta, nada mal. São esferográfica, e não esborratam. Têm a vantagem de o “dente” da tampa dar para tirar e pôr bem de dentro do meu saco tira-colo!
Se encontrares SAKURAS talk to me please ;)
«(faz-me recordar o verbo grokar. Isto diz alguma coisa a algum de vós???) ». Bastante. Li e reli o livro há mais de 22 anos. Depois emprestei-o, e não me lembro a quem (já lá vão vinte anos). Quando olho para a minha velha e modesta colecção de SciFi, lembro-me sempre desse livro. Quando fui (na altura em que li “Ser es…») para Lisboa estudar (cof cof) , recordo que passava o tempo a dizer: não estou a grokar esta cidade. Não me tornei muito popular, vá-se lá saber porquê.
Eu uso as Piot G-TEC-C4. Preta ou Castanha.
Boas Henrique. Eu tive a oportunidade de testar “in real life” a Pilot G-TEC C4 durante este fim-de-semana e estou bastante satisfeito. Fico pela azul mas bastante satisfeito.
@João: Por vezes penso se não serei mais velho do que aquilo que aparento… Nada de pessoal relativamente aos teus fortys ok? Eu tinha ai os meus 16… Tenho 32… E o pior de tudo é que nem sou o maior fan de sci-fi daquele genero… O teu era da Editorial Caminho??? Pequenito e volumoso??? Grokei…
@X: Vou continuar em busca das SAKURAS mas acho que vai ser mesmo lá por fora. De qq forma a Pilot já me conquistou… Não me esqueço de te dar um toque.
mesmo um ano depois do post, não pude deixar de dizer que só consigo escrever com pilot. passei uns anos pelo preto agora ando pelo castanho. esqueçam as BIC´s!
Eu cá adoraria ter um sitio onde comprar as minhas sakuras micron 005 azuis… Infelizmente parece que por cá não tenho muita sorte… Entretanto já me habituei às Pilot 0.25… As bic são mesmo para guardar na memória colectiva de uma geração… Bic, bic, bic bic bic. Bic laranja da escrita fina, Bic cristal da escrita normal…
Gostava de saber onde compram as Pilot G-TEC-C4 ou C25 que ando desesperado à procura das mesmas. Obrigado desde já.
Boas Pedro. Tenta na Rua do Ouro em Lisboa. Não é na Papelaria Fernandes mas é numa outra grande também quem desce a dita rua. Penso que o nome é Papelaria da Moda e é representante da Pilot por cá….
Muito obrigado Pedro. Já lá fui comprar umas quantas para mim, mesmo assim as pretas estão esgotadas.
Estive à conversa com um tipo da sede da papelaria e fui informado que eles perderam a representação da Pilot, por isso se durante este ano não aparecer outro representante ou se eles não renovarem a representação, vai ficar bem difícil de encontrar as Pilot por cá.
Eu cá vos indico onde arranjam todo esse material. http://www.olmar.com.pt
ou na Megastores deles em S.João da Madeira junto a MaxMat.
Tem todas as marcas.