E para todos quantos classificam o Eurofestival da Canção como um templo à música pimba, eis que temos os vencedores do Eurovision 2006: Os filandeses Lordi. Vá lá. Vão lá dar uma olhada. A sério. Vale mesmo a pena. Já sabemos que a banda ficou muito contente pelos vários paises terem escolhido a sua actuação independentemente da sua aparência… Huuummm. Não sei o que quis ele dizer com isto…
Realmente acho que os lordi tiveram um trabalho de produção fantastico. Pelo que ouvi tinham de andar o dia todo vestidos dessa maneira e a música tá lá. Agora é esperar e ver se vencerem este festival lhes dá alguma projecção e se não passa de 15 min de fama.
Seja como for acho que eles foram bem escolhidos.
Mario, pensa desta forma. O trabalho de produção dos Lordi mais não foi do que o que eles terão para qualquer concerto deles. Olha a resposta do Mr. Lordi a um jornalista no festival:
“Mr. Lordi is the monster of monsters. He leads a group of five monsters from different ages and different dimensions. We have an alien, we have an Egyptian mummy. On the musical side, we are a rock band, a heavy rock band, playing melodic 80s hard rock.”
Ganharam com o voto de revolta anti-pimba… já não há pachorra para Eurovisão e todos aqueles atentados lambe-botas, meninas semi-despidas, “elementos étnicos” e kitsch acumulado. Ugh.
Olá Karyatis… Efectivamente já estávamos todos um pouco cansados do “Nós gostávamos de ter a sorte dos ABBA mas não conseguimos…”. No entanto confesso que nunca fui grande apreciador deste tipo de encenações que por norma tende a desviar a atenção do que é essencial. Teriam ganho, com a mesma canção, com o mesmo ritmo, mas sem a encenação???
Neste caso o look tão total era necessário, por ser total – nada de meninas, nada die musiquinhas suaves, nada de flautas de Pan balcánicas – tudo ao contrário. Por isso no festival – sim era necessário.
Agora, há por ai bandas/artistas com componente de imagem muito forte (desde KISS a Marylin Manson e Blasted Mechanism, todo glitter rock, maior parte do death e trash metal) que vendem discos, ou seja música defende-se também sem o visual.
No caso dos Lordi é um bocado difícil dizer conhecendo só uma canção (e confesso, não faz muito meu género).
E se a Britney fosse feia, defendia-se só com música?
Mesmo sendo bonita (discutivel e dependendo se está maquilhada ou não) não se conseguiu defender por muito tempo.
Por curiosidade fui ouvir mais algumas coisas da banda. Dentro do género (que não é definitivamente o meu) talvez se safem mas estarão sempre mais próximos de ganhar pela imagem…
Mags monstered as Lordi unmasked
Friday, May 26, 2006 Posted: 1315 GMT (2115 HKT)
HELSINKI, Finland (Reuters) — Nearly 200,000 Finns have signed an online petition to express their dismay after tabloid magazines published pictures of Eurovision winners Lordi out of their trademark monster suits.
http://edition.cnn.com/2006/SHOWBIZ/Music/05/26/finland.eurovision.reut/index.html
Pelos vistos a fatiota conta muito :)