Fazem ideia do que seja isto?
Confesso que não estou a acompanhar Lost (Perdidos) na RTP. Pura e simplesmente não tenho assim tanta paciência para esperar uma semana pelo próximo episódio sem nunca ter a certeza da hora a que será transmitido e isto para falar no menor dos males. No entanto admito que talvez não fosse má ideia tentar. Só hoje fiquei a saber que também Portugal está a acompanhar a Lost Experience. Foram já transmitidos (acho que nos intervalos) pela RTP anuncios como o que está aqui em cima. Mais, a RTP tem no seu site banners publicitários à Hanso Foundation.
Os dados estão lançados. Com esta experiência mais uma vez (lembrar Blair Witch Project) nos aproximamos da teoria do Multiverso com a criação desta realidade não alternativa mas paralela e deixando que se funda (através de detalhes como os anuncios que quase passam despercebidos) no nosso mundo fisico. E muito.
Mas afinal, o que é isto da Lost Experience? Tal como referi, trata-se de uma realidade paralela. Paralela à de Lost e aparentemente paralela à nossa. O ponto comum é a Hanso Foundation que em Lost é a patrocinadora da Dharma Initiative. e é precisamente o site da fundação que serve como porta de entrada neste “jogo”. No entanto, como vimos pelo anuncio, a Lost Experience não se limita à Internet. A primeira pista foi fornecida no anuncio televisivo e era um número de telefone. Aqui podem encontrar as várias opções a que se pode aceder nesse telefonema. Também já há relatos de anuncios de jornal com pistas e até o novissimo Mission Impossible III faz referência à Hanso Foundation nos agradecimentos especiais. É uma gigantesca operação e a nivel mundial. Devido ao facto de Lost estar a ser transmitido por todo o mundo e com timings diferentes, é essencial que os “jogadores” partilhem as informações entre si para que lhes consigam dar algum sentido.
Levado pela curiosidade de ter visto que também Portugal estava a entrar no jogo, resolvi dar uma olhada no que se fala de Lost cá na terra. Acho que não via nada assim desde os X-Files (e na altura não havia o acesso à Net que há hoje). Ele é blog’s, ele é forums, ele é entradas na Wikipédia…
Lost tornou-se rapidamente uma série de culto. A complexidade da trama e de tudo o que gira à sua volta é tão grande e cresce a tal velocidade que prevejo para breve a tag “só para apreciadores” no que referir a esta série. Por mim tudo bem.
OMG !!! Isto está a ficar demasiado real !!! O lost é um autêntico fenómeno mundial. Gosto especialmente dos blogs/fóruns onde se fala de teorias acerca daquilo, do estilo “Lostzilla” …
Isto não será uma campanha de marketing a nível mundial baseada na série? Parece-me que seja algo do género.
E já agora, hoje acaba a Season2 … Estou em pulgas para aquilo “escapar” para os torrents … 2 horas de Lost é muita fruta. Gostava era que termina-se (claro que sei que não acaba, pelo desenrolar da série até ao episódio 22), mas como de costume vão fazer render o peixe e vai haver mais uma season, pelo menos …
Não deixa de ser, de certa maneira, uma magnifica campanha de marketing. Mas é também muito mais que isso. É também um jogo que não tem limites visiveis. Qualquer coisa pode acontecer e pode durar anos, independentemente da série entretanto acabar, o que também não me parece muito provável. Tendencialmente, o caminho parece levar-nos a uma série para verdadeiros devotos. Lembra-te de Dune. O livro do Frank Herbert foi publicado em 1965 e ainda hoje se escrevem histórias da saga…
Só vi um ou dois episódios desta série e se não estou em erro foi num canal português tipo RTP 1 ou SIC não me lembro bem. Como normalmente só ligo a TV no canal 2: ou no AXN perdi o rasto do “Lost”. Perdi o “Lost” !! Pelo que vi percebi logo que não era uma série qlq e que era o tipo de enredo que gosto. Após o que aqui li fiquei impressionada e tenho que arranjar maneira de a ver.
Mais uma vez Pedro: obrigada Pedro pelos teus bons artigos. Um beijinho.
Boas Silvia.
Sem dúvida que, mesmo que muito ao de leve, se esta série te disse algo, aconselho vivamente a que a vejas. Já existe em DVD (mesmo no mercado nacional) a primeira série e então se procurares na Internet encontras a primeira, a segunda e muito mais informação… Acredita que é um mundo…