E hoje cá estou em casa. Pelo menos até a avó Vicência chegar e ficar com a Patricia nos próximos dois dias… Ontem logo pela manhã telefonaram à Susana pedindo para que fosse buscar a Patricia ao colégio pois ela não estava bem. Ao que parece, ainda antes de sair de casa a Patricia tinha dito que estava doente (tem dois anos e seis meses ok?) mas não tinha febre nem lhe doia nada e como tal, aparentemente não havia razão para não ir para o colégio. Assim que a Susana lá chegou levou-a de imediato para o Hospital D. Estefânia pois alem de ser um hospital pediatrico, é quase só atravessar a rua para lá chegar. Foi o quanto bastou para mais uma vez nos lembrar-mos de quão bom é poder usufruir de um seguro de saúde. A entrada no hospital deu-se ai por volta das 11 da manhã. A Patricia foi vista por um médico cerca das 18. Pelo meio foi choro desalmado, algum vómito e até a soro a puseram. Isto sem contar que a febre (que não existia quando lá chegou) ia aumentando de hora para hora… Até à hora em que a Susana preencheu o livro de reclamações a única explicação dada para tanta demora era que se tratava de uma questão de prioridades.
Nota mental: Se alguma vez mais for necessário usufruir dos serviços de um hopital público, chamar uma ambulância. Uma criança que tinha sido picada por uma abelha foi atendida de imediato. Vinha de ambulância.
Penso que quando uma criança de dois anos aparece num hospital completamente prostrada e a vomitar sem razão conhecida talvez tenha alguma prioridade. Mas dou de barato pois sou um pai a falar a quente. No entanto, se a triagem que dizem fazer lhes indica que a gravidade da situação não é nenhuma ou quase nula ao ponto de poder esperar numa sala de espera durante quatro ou cinco horas então que digam aos pais. No nosso caso por exemplo permitiria que a Susana se tivesse deslocado por exemplo ao Hospital do Sams onde certamente seria atendida muito mais rapidamente não expondo sem necessidade a Patricia ao ambiente de uma sala de espera de urgências durante horas a fio… Raios os partam.
Segundo o médico que a viu, tratou-se de uma amigdalite bastante grave que a vai deixar a dieta e antibióticos durante uns dias… Hoje está muito bem disposta e desde as oito e meia já me fez ver cinco ou seis episódios do Noddy…
Beijinhos e as melhoras para a pequena!
Os amigos são os queridos.
Obrigada a todos.