Desenho da Patricia

… pai, para tu ficares melhor. Já estás melhor? Estás?

Foi assim que a Patrícia chegou a casa ontem. Claro que estou melhor. Fiquei logo muito melhor. Depois de amanhã volto à médica pois apesar de já ter passado o período da febre (começava já a alucinar), ainda nenhuma das borbulhas formou crosta e olhando para o espelho a visão não é de forma alguma a mais agradável. O ridículo da coisa é que, usufruindo de dois dos melhores subsistemas de saúde privados do pais, tenha que me dirigir ao Centro de Saúde da minha área de residência para que o meu médico de família me possa passar um atestado de incapacidade temporária de trabalho (a baixa). Ora para conseguir uma consulta com o meu médico de família (que desde que o é me viu 3 vezes) tenho que ir literalmente acampar para a porta do referido Centro de Saúde logo pelas seis, seis e quinze da manhã o mais tardar de forma a que quando as portas do Centro abram (às oito da manhã) eu tenha direito a uma das poucas senhas diárias que dão acesso aos tais médicos. Se o conseguir então posso ir para casa descansado já com a consulta marcada para um dos médicos do turno da manhã o que significa (segundo o meu talão comprovativo de marcação de consulta) que tenho consultada marcada para a uma da tarde. Como vou estranhar a hora vou questionar a senhora que me passa o referido talão sobre o assunto ao que ela me vai responder: “Não se preocupe. Não é preciso vir tão cedo. Basta estar aqui lá para a uma e meia um quarto para as duas”. Mas sabendo que a varicela é uma doença contagiosa e que não devo ter contacto nem com ar aberto nem com exposição solar até à ultima fase da doença vou querer despachar a coisa o mais rápido possível e como tal vou estar novamente presente no Centro de Saúde à uma da tarde em ponto. Perguntarei quantos doentes estão à minha frente para o meu médico de família ao que me irão responder com um sorriso nos lábios: “Todos. A doutora ainda não chegou.”.

À pois e querias o quê? Deves pensar que és mais que os outros não? Vais p’á fila que te lixas como toda a gente… Não. Não sou mais que os outros mas os tais subsistemas de saúde não deveriam ter autonomia para passar os referidos atestados?

p.s. A situação relatada, apesar de ser apresentada como uma previsão do que poderá acontecer na próxima Segunda-Feira, nada mais tem de ficcional sendo que é a descrição mais fiel possível do que se passou comigo na passada Terça-Feira.

5 thoughts on “Fiz um desenho para ti…

  1. Esta coisa de ter de ir ao Centro de Saúde…, alguém me pode explicar? Mas devagarinho, sff. Obrigado.

    Melhoras rápidas!

    P.S.: sou eu sim…, a «continha»… :)

  2. Pois, essa coisa das baixas tem a ver com os abusos praticados pelos médicos privados! E respectivos doentes, claro! A balbúrdia era tanta que eles resolveram dificultar a coisa, a ver se isso das baixas diminuia! E diminuiu… com tantos entraves, ineficiências e atrasos, não é de estranhar que só mesmo por grande necessidade a malta lá vá pedir a dita baixa!
    Mas já simplificaram numa coisa: licença de maternidade – já não é preciso ir pedir a “autorização” ao médico. Lá alguém pensou que o nascer da criança era suficiente para concederem a dita licença! As melhoras!
    Bjs

  3. Bom dia a todos.
    João, essa cena da “continha” é tramada… Ainda pensam que não te paguei já os sapatos (essa é uma história para quando tiver tempo). É assim como diz a Ana B meu amigo. Se estiveres doente qualquer médico te pode passar um atestado até 3 dias mas mais do que isso terá obrigatóriamente que ser através do Centro de Saude e do teu médico de familia.

    Acabei de chegar do referido Centro para onde tinha ido por volta das 06h30m. Rectificando o que disse no post aqui fica o update: Como sou o nº 2 para a Médica da manhã, tenho consulta marcada para as 12h15 mas disseram-me logo que não vale a pena estar lá antes das 13… Cooll…

  4. Bem vindo ao nosso sistema de saude!!

    Um dia conto como foi para o N. ter a dita baixa quando foi operado…….um verdadeiro filme!!!

    Melhoras Pázinho!

    Jocas

  5. Ok. Obrigado pelas explicações…, mas, e se não tiver médico de família, por falta de médicos? Vou ao primeiro que me atender? Não posso meter baixa? Compro um cão?

    P.S.: desta vez a continha era mais simpática…, deu 13!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*