12 anos. Foi o tempo que esperámos que John McClane regressasse a casa. Ups. Qual casa? Não a chegámos a ver. O bom do John desta vez não nos conta nada dele. Sabemos que tem uma filha (Mary Elizabeth Winstead), gira. Com mau feitio como o pai. Estão zangados (pelo menos ela) e não se falam. Mas não sabemos porquê. Nem no principio nem no fim. Ele já está divorciado (que outras aventuras se terão passado para que tal acontecesse?) e é o máximo que ficamos a saber do senhor. Sabemos que o tempo muda as pessoas (por vezes) mas há limites. John McClane a dirigir um helicóptero? E aquela cena suicida de se lançar com o SUV para dentro do poço do elevador? Sim que aquilo não foi só um empurrãozito na jeitosa de olhos em bico (Maggie Q). O John McClane de que me lembro pensava as coisas (por incrível que pareça estamos mesmo a falar de um action movie dos anos 80) e nós víamos. Aqui ele não tem tempo para pensar e depois dá no que dá… A cair de cú em cima de um F-35 já por si em queda.

Bruce Willis Die Hard 4.0

19 anos depois de o ver pela primeira vez, continuo a acreditar que o John McClane dava uma coça ao Jack Bauer se este se virasse para os trilhos do mal mas tínhamos que lhe fazer ali uns ajustes… Tipo, em vez de ter infindáveis carregadores para a pistola no bolso do casaco de quando em vez teriam que lhe faltar as balas estão a ver? Mais ou menos uma dificuldade tipo correr descalço nos vidros partidos. A razão é simples: o John McClane é daqueles herois humanos, daqueles que se enganam, que fazem asneiras e que até entram em panico mas que tentam sempre pensar tal como escrevi atrás. O resto está lá sim senhor. Grandes explosões (maiores que nunca diga-se), muito tiro e algum soco. O vilão, bem, esse deixa muito a desejar. Não se encontram por ai muitos Alan Rickman ou Jeremy Irons mas fiquei com a ideia de que Timothy Olyphant era menos vilão do que a tal miúda de olhos em bico.

Resumindo, não sei se haverá outro Die Hard mas não me importava nada que houvesse. Gostei deste (sou fan incondicional da série) mesmo com os defeitos que lhe apontei. A sério.

2 thoughts on “Die Hard 4.0 – Live Free or Die Hard

  1. Jura?!??!

    Eu acho tão mau!!!!!!!!!!! Tipo filme TVI domingo à tarde pela 457ª vez!!!!

  2. Miúda… Eu entendo. Devia ser pelo avançado da hora… Acho bem que seja por isso porque o que acabaste de escrever é verdadeiramente uma blasfémia.
    E mesmo assim há fantásticos filmes de Domingo à tarde (10 things I hate about you) mas o McClane… Valha-me Deus…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*