São quase duas da manhã e eu já estou a dar em doido com isto. Instala e desinstala, mete e tira, vai de update para aqui e para ali…

Ora bem, falando de fotografia novamente, quantos de vocês caros visitantes fotografam em Raw? Tantos??? Boa. E então digam lá de vossa justiça qual o software que preferem para a conversão. Posso desde já adiantar que cá por casa se tem usado o Digital Photo Professional da Canon, o Adobe Camera Raw 4.1 (ultimo update), o Breeze Browser Pro, o Adobe Lightroom e até o fantástico IrfanView. Ainda não me decidi. Gosto particularmente das cores obtidas com o DPP pois são as que mais se parecem com a realidade mas sinceramente, aquele interface é de morte. Tem uma grande vantagem: é gratuito para os utilizadores de Canon como é o meu caso.
Já agora, qual é o vosso workflow para o tratamento das imagens quero dizer, para alem do software que usam como fazem, qual a vossa estrutura de file system, como arquivam etc..? Essa tem sido outra grande batalha. Como comecei com esta coisa das camaras digitais à uns sete ou oito anos atrás já tive uma série de formas diferentes de armazenar e classificar as imagens. Mas chega sempre aquele dia (por vezes mais do que uma vez) em que decidimos arrumar os cantos à casa certo? Pois que fazem então vocês nessas alturas?
Vou para a cama que estou quase a levantar-me (e isto fica a desinstalar para amanhã instalar outra vez…).

8 thoughts on “Duas da manhã. Viva o software e os workflows também.

  1. Software que uso: LightZone. Tem um sistema de funcionamento um pouco diferente do habitual, mas dá excelentes resultados. Gratuito para Linux.

    Quanto à arrumação, tenho uma directoria de topo (fotografias). Depois, uma subdir para cada ano (“2006″,”2007”, etc). Dentro delas, dir com o formato “data_local_evento” (exemplo: “20070405_Lisboa_Passeio.Monsanto”). A ideia de usar “_” e “.” é para permitir futuros tratamentos automatizados, nunca se sabe…

    De qualquer forma, neste momento, voltei à fotografia analógica… ;)

  2. Boas Mário. Obrigado pelo comentário. Já tinha ouvido falar no Lightzone mas nunca o experimentei… Relativamente à estrutura que eu tenho usado ultimamente é parecida: “Fotos » Ano » Mês » ficheiro” em que este ultimo é aammdd_hhmmss_#unicodoficheiro.extensão. Mas e relativamente às imagens editadas e por editar? Normalmente eu criava uma directoria “Edited” dentro da directoria Mês e vocês como fazem?

  3. Bom, normalmente eu colocava os RAWs na directoria, e criava uma subdir “tratadas” com as poucas que tinha considerado interessantes para trabalhar. O LightZone tem a vantagem de gravar o tratamento num ficheiro XML, com referência ao RAW original. Assim, será possível ter várias versões da mesma imagem a ocuparem apenas uns poucos Kb… ;)

  4. Eu uso o software que veio com a minha canon. É o zoombrowser EX. Ele organiza as fotos por pastas, por exemplo: Há várias pastas para os anos. Na pasta de 2007, tem as pastas com o numero de cada mês e dentro de cada mês, os dias todos. Confuso? Espero que não.

    As imagens editadas mudo-lhes so o nome para nomeDoFicheiro_editado.

    PS: Sim fotografo em RAW. :)

  5. Boas Pedro.
    Segundo me parece com o ZoombrowserEX não podes editar as imagens certo? Pelo menos as RAW. Para visualizar as imagens continuo a gostar muito do Breeze Browser Pro. Rápido e bastante usável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*