Sabem o que significa black tie? Sabem o que significa black tie quando expresso num convite? Bem, para quem não sabe não é nada difícil saber. Uma pesquisa na Internet e facilmente descobrem o significado.
Black tie significa por norma traje de cerimónia. A indumentária masculina deve ser sempre smoking, preto, faixa de cintura e papillon (laço ou gravata borboleta como lhe queiram chamar). Já para as senhoras, mesmo não havendo a obrigatoriedade de vestido comprido, este não fica mal de preferência sem pedrarias. Simples não? Nem por isso ao que parece.
O convite para a Gala Rock in Rio 2008 que se realizou anteontem no Convento do Beato em Lisboa não deixava margem para dúvidas: Black Tie. Há quem diga que as regras de protocolo não são para serem seguidas à risca. Certo. Que se pode (e deve) dar um toque pessoal. Certo. Mas dai ao exagero vai um passo. Blusões de cabedal? Calças de ganga? Ténis? “Ah e tal, mas eu cá sou artista…”. Pois. E como é artista não tem dinheirinho para ir de smoking a uma gala para a qual o convite exige black tie. Como diz um colega lá do trabalho, “Não entra. Temos muita pena mas não entra.”. Ora pois que nós, os outros, os que vão de smoking e botão de punho, e as que vão de vestido a rapar frio, somos todos parvos não? “Ah e tal, olha os parvinhos que vieram todos aperaltados…”.
Adiante…
A noite estava agradável a combinar com o Verão de São Martinho que teima em ficar por cá. Pouco passava das 21h00 quando se fez a recepção aos convidados que eram bastantes e muitos deles colunáveis.
Após uma homenagem a Roberto Medina fundador do Rock in Rio e a apresentação do projecto para 2008 por Roberta Medina, começou o espectáculo dos Queen Performance como tributo à primeira banda a firmar contrato com este festival, os Queen. Energia não faltou, pelo menos no palco pois já os convidados ainda não pareciam tão à vontade quanto isso (exeptuando talvez Lili Caneças que, fantástica, abanava já o pézinho ao som de “We Will Rock You”). Veio depois um concerto de Kim Mazelle, uma daquelas divas da black music com uma daquelas vozes de diva da black music. Nada a acrescentar pois já toda a gente cantava com ela o refrão de “Satisfaction”. A noite já ia larga quando a animação do DJ Piti começou. Este animador de casas famosas de Ibiza apresentou no Beato um magnifico set de musicas 60’s e 70’s que pôs toda a gente a dançar até às tantas.
No meio de tudo isto, numa noite bem divertida entre amigos, tipo conto de fadas e princesas (sim, que a Susana estava uma autentica princesa – não tivesse eu andado um dia inteiro em busca dos sapatos ideais para o vestido que levou), só uma coisa não agradou na totalidade: Sabem qual a principal diferença entre um bom vodka e um mau vodka? A manhã seguinte. Ainda que o final da noite se fizesse acompanhar de Stolichnaya, o inicio não o foi. Dizia alguém que conheço que o vodka inicial era Roskovskaya… A ligeira dor de cabeça com que acordei na manhã seguinte veio confirmar a teoria.
tipo, nem estás a ver como vim parar a esta página assim de repente
abraço e bjs à sobrinha
KJ, tu o que te tenho a dizer é que a tua visita agoirou aqui a casa e desde o dia 31 que as visitas foram com o cucuia… Se te apanho bato-te…
Os beijos serão entregues.