Os computadores portáteis são peças caras. Não é novidade. Mesmo aqueles mais baratos, tipo 400 ou 500 euros, são caros. E todos, mas todos sem excepção (ainda que uns menos que outros) são frágeis. Estas são duas boas razões para proteger bem os computadores portáteis. Eles são portáteis certo? A sua principal função é andarem connosco de um lado para o outro e debaixo do braço não dá jeito.

Sou utilizador de computadores portáteis há mais de 10 anos e juntamente com os ditos não consigo evitar o transporte de mais uma série de coisas mais ou menos relacionadas e que podem ir do transformador e rato até a uma miríade de discos externos e dvd’s passando ainda pelas canetas, cadernos, revistas, chapéus de chuva, enfim, uma quantidade de tralha que por vezes custa a acreditar. Em todo este tempo já tive várias malas para computador portátil. Umas mais pró outras menos mas nunca variando muito pois o fato e a gravata do dia-a-dia não dá espaço a grande criatividade. Ainda que ai por idos anos de 2001 tenha usado durante alguns meses uma mochila (tive em trabalho durante esse tempo autorização para deixar a gravata em casa), a mala típica tem andado sempre pelo estilo Samsonite. Com a compra de um novo computador portátil, algumas das queixas que vinha tendo da minha mala (sim, uma Samsonite) acentuaram-se. O novo portátil é um pouco maior e um pouco mais pesado que o anterior e a dor nas costas de quem carrega a mala ao ombro (a alça de transporte das Samsonite é curta para tiracolo) vai piorando com o tempo. Aproveitei a ocasião de estar na loja certa e comprei uma mala nova.

Caterpillar Black Classic

Caterpillar Black Classic.

Ora e porquê uma Caterpillar? Porque não é sempre uma boa resposta mas consigo arranjar outras…

    a) Porque há já muitos anos que uso calçado da Caterpillar e sei que material para ser maltratado e mesmo assim durar que se farta é esse.
    b) Porque a escolha de uma mala tipo messenger bag (vulgarmente conhecida entre nós como tiracolo) sóbria quanto baste para quem anda de fato e gravata não é assim tão diversificada quanto isso.
    c) Porque gostei efectivamente deste modelo.
    d) Porque não custava uma pequena fortuna mais custos de envio e taxas alfandegárias como algumas que encontrei na Internet e das quais gostei.

A Caterpillar Classic Black é grande sem ser em demasia. Carrega perfeitamente com um Caterpillar Classic Black Viewlaptop 15,4′ no espaço que tem reservado para o efeito mas já lá vamos. A “tampa” é a típica de uma messenger bag. Grande e cobre a frente da mala até ao fundo. Tem dois grandes bolsos que ocupam a quase totalidade da superfície da mesma que, a terem algum sistema de fecho seriam muito úteis. Assim servirão sem dúvida para levar a revista da ocasião, o jornal ou até um pequeno guarda-chuva. Não será aconselhável nada de valioso correndo o risco de desaparecimento. Por dentro a “tampa” tem ainda espaço para uma etiqueta de identificação.

Levanta-se a tampa e temos 3 grande divisões. A da frente a dois terços com fecho tipo CAT Viewzipper, é só espaço vazio. Para mim, é óptima para cabos, transformadores e tralha do género. Logo de seguida temos outra divisão mas a toda a altura. Igualmente com fecho tipo zipper mas desta vez o fecho está ao topo e abre até meio permitindo que a divisão fique bem aberta e com as subdivisões e bolsos bem acessíveis. E são várias as divisões dentro desta. Um bolso aberto que por sua vez suporta um outro com zipper, um outro aberto e três aberturas para canetas. Ao lado uma outra divisão com zipper que permite levar perfeitamente uma garrafa de agua 0,33 ou até mesmo 0,50cl. Claro que poderá ser usada para outras coisas mas a garrafa cabe perfeitamente.

Chegamos então à divisão maior. Esta é fechada ao topo com um zipper e lá dentro CATdivide-se em duas. Uma delas, a indicada para transportar o laptop, é levemente almofadada dos lados e na base tem uma tira igualmente almofadada que prende à base da mala através de velcro. Admito que estando habituado ao tipo de protecção dado pelas malas Samsonite, tive um pouco de receio as primeiras vezes que ali coloquei o meu novo computador portátil mas já deu para ver que é infundado. A protecção parece-me ser suficiente. A área é ampla, bastante ampla até, levando à vontade qualquer portátil de 15.4′ mesmo que seja bastante largo. Logo atrás está uma outra divisão, sem fecho, e onde se transportam razoavelmente bem alguns livros por exemplo ou outro material informático. E a mala fecha-se novamente. Mas ainda não acabou… Por fora, nas “costas” desta mala Caterpillar, encontra-se ainda outra divisão uma vez mais com um zipper e a toda a extensão da mala. Pessoalmente uso-a para transportar os cadernos de notas de forma a que estejam mais protegidos mesmo estão ali à mão.

Esta mala é um produto tipicamente Caterpillar. A robustez do material está a par com os acabamentos. Cada costura desta mala é coberta com um tipo de película de reforço garantindo assim maior resistência a ao mesmo tempo, maior impermeabilidade. A alça é larga o quanto baste e o suporte de ombro é confortável. De um dos lados a alça é fixa cosida fortemente à própria mala. Do outro está presa à mala por uma argola metálica permitindo assim o correcto ajuste do tamanho da alça. Penso que em toda a mala, a haver um ponto menos forte será este. Tenho tendência a abusar na carga e estou até curioso para ver até onde aguenta ela.

Por um preço que não chega aos 100 euros, pareceu-me uma muito boa compra. Agora é esperar que as minhas costas o confirmem.

Há mais fotos desta mala no sitio do costume.

15 thoughts on “A mala do portátil… Caterpillar!

  1. Apesar de estar temporáriamente com uma mala de tiracolo (muito porreira que até cabem dois portateis) acho que são más escolhas para as costas. Aconselho a todos uma mochila de costas, mesmo com fato e gravata (hey, a saúde vem primeiro!). Com um portátil de 13.3”, uma mala relativamente leve já sinto a diferença de peso de um lado em relação ao outro. Ando em busca da mala perfeita, mas são todas muito grandes e cheias de cores :(

  2. Huuummm… Rui… Show-off? Porquê? Sinceramente não entendo. Tento continuar com o sentido de humor (mesmo que por vezes só eu o entenda) que sempre me caracterizou como tal deveria, se algum dia o foi para ti, continuar a ser engraçado. Faço reviews às coisas que gosto. Se compro uma mala nova, cá escrevo qualquer coisa. Se faço uma viagem, cá escrevo qualquer coisa mas também se leio um novo livro ou se faço o download de um episódio de uma série televisiva qualquer, cá escrevo. Onde está esse tal de Show-off? Só se sempre cá esteve não?
    Efectivamente não tenho escrito muito sobre sexo, gajas e outras coisas com um determinado tipo de graça mas enfim, nem sempre há bom material sobre todos os temas que nos interessam certo? Vá lá, faz um esforço. Desenvolve um pouco este teu comentário para que eu o entenda. Pode ser falha minha, a necessidade de mais detalhe seja o que for… Manda lá vá. Cá te espero.

  3. Não tens escrito sobre gajas??? Isso é negação!!

    Bom, ontem estive a mexer no Asus que compraste e afinal o bixo até me pareceu jeitoso, menos feio que aqueles que abundam lá na empresa, mas pesadote não? Ainda ando a explorar e não me consigo decidir por uma marca ou modelo, mas olha, foi a tua review do Sony que me fez olhar para os Vaio de outra maneira :) As reviews são sempre bons posts.

    Quanto a mala, epá, a tiracolo nem pensar, com a minha escoliose+lordose num dá. Quando comprei o meu portatil, em 2003 ainda só havia targus a tiracolo nas lojas, uma pessoa não tinha grandes hipoteses, e sabe deus o que eu sofri, mas agora há mesmo muita escolha, e sem duvida a mochila é a melhor opção para a saude.

    Já agora, qual a imcompatibilidade entre a gravata e a mochila?? Amarrota muito? è que eu já vejo no metro muito yuppie engravatado de mochila.

  4. Enfim, desculpa, devia de estar num dia muito mau, mesmo. Pode ser apenas impressão minha, ou ainda melhor, confusão (tenho muito jeito para estas coisas…sou um trapalhão, admito), pois tenho este blog nos meus favoritos faz tanto tempo que a memória já nem me consegue avançar com datas e até posso estar a confundir as coisas. Fazias várias referências sobre webdesign na altura, fotografia, etc…estarei equivocado?! Bem, sinto que esta questão é no minimo desinteressante e jamais deveria de ver a luz do dia e admito que não deveria de ter feito tal comentário. Quanto as ‘gajas’, isso é lá contigo!..eu, nem por isso! (,”)
    Quanto a mala, é engraçada.

  5. Célia… Bem… Ok… No comments. Sim, o Asus é pesado… Quanto à cena da mochila e do fato bem… Há vários factores. O que referes é um deles que só por si implica alguns outros. Transportar uma mochila às costas amarrota efectivamente o fato nos ombros. Muito. Cloro que tu chegas ao trabalho e tiras a mochila mas se logo a seguir vais ter uma reunião o teu casaco continua amarrotado… Na minha cidade de sonho também vi por lá muitos yuppies de backpack (apesar da messenger bag ser quase símbolo da big apple) mas é uma cultura um pouco diferente. Eles usam ténis com fato ok? Não me parece que tivesse grandes hipóteses de promoção lá no sitio onde trabalho se fosse de ténis…

  6. Ok Rui. Está explicado. Efectivamente o browserd.com antes estava mais virado para as noticias sobre webdesign que saltavam ai pela net. A vida muda e a disponibilidade também. Há 7 ou 8 anos atrás eu tinha muito tempo para andar a navegar pela web a ver o que de melhor se fazia por ai mas agora já não tenho. No entanto não quis deixar de escrever sobre as coisas que me interessam e assim sendo, ao invés de fechar a porta, mudei um pouco o âmbito. Atenção que, quando calha, continuo a escrever sobre fotografia, sobre design e webdesign… Quando calha. Sem problemas meu caro. Fico contente de saber que o browserd.com está há muito nos teus favoritos. Por alguma razão há-de ser não?

  7. Alcides, tens razão quando referes a mochila como a ideal para o transporte das nossas máquinas mas tal como escrevi acima, há situações profissionais em que a mochila não funciona.
    Para encontrar uma messenger que não fosse como dizes, grande e cheia de cores, foi uma trabalheira mas encontrei esta que me parece sóbria qb. Agopra só falta um portátil mais leve mas esse desígnio vou deixa-lo para a próxima viagem a NY. Garantidamente vem de lá um Mac… Só porque sim…

  8. Boas jose. Não sei se na zona de braga haverá alguma loja dessas mas sei que estas malas se vendem nas lojas CAT/Merrel que existem em vários centros comerciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*