O dia do Twitter começou hoje com o tema masturbação. Nuno Markl uma das mais recentes vedetas (é bonito Nuno, vá lá, confessa, vedeta fica bem a qualquer um) a chegar ao Twitterverse (forma carinhosa como gosto de chamar o Universo Twitter), colocava logo pela manhã no Twitpic (site que aloja imagens para publicação rápida via Twitter) uma foto de um artigo publicado no Diário de Noticias de hoje cujo titulo é “Próstata. Muito sexo pode causar cancro“. Nessa mesma foto pode ler-se:

“Os homens que têm muitas relações sexuais entre os 20 e os 39 anos têm maior propensão a desenvolver cancro da próstata, especialmente se se masturbam com frequência…”

De notar que as palavras “masturbam com frequência” apareciam sublinhadas a caneta azul mas o Nuno Markl rapidamente fez saber que o sublinhado não era de sua autoria.

Alguém se apressou a perguntar qual seria a fonte do Diário de Noticias para tal artigo e a mim a resposta pareceu-me óbvia: A fonte do Diário de Noticias é o Público. Bem, neste caso pelo menos parece ser. Talvez tenha sido o artigo que o Público online publicou dois dias atrás com o titulo “Actividade sexual e masturbação associada ao risco de cancro da próstata ” e que referia um estudo feito em Inglaterra com 400 homens saudáveis e 400 homens com cancro da próstata.

O que a mim me parece mais estranho é que em nenhum dos casos é referida a existência de outros estudos como o apresentado na New Scientist (há efectivamente quem reconheça alguma autoridade a estes senhores no que toca a ciência) com o titulo “Masturbação pode proteger contra o cancro da próstata) em que se refere um estudo feito na Austrália com 1259 homens saudáveis e 1079 homens que sofriam de cancro na próstata.

Será a tradição Judaico-Cristã a dar provas ao Mundo de que ainda por cá anda?

4 thoughts on “A masturbação e o Público. Ups. E a próstata.

  1. Para que comentar: sem comentários… ? Deixo a pergunta…

    Já a minha avó dizia, fornica e faz-te homem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*