Costumam deixar comentários em blogs?
Eu gosto de deixar comentários em blogs. Está na génese do blogging. Blog que é blog, deixa comentar. É claro que há opiniões distintas e há quem apresente razões, que entende como válidas, para não permitir comentários no seu blog mas, na minha opinião (e é isso que aqui se apresenta), essa não é a mais correcta forma de estar presente na Internet, nesta Internet que se entende como social.
Vem esta conversa a propósito de, ao visitar o blog de uma amiga, ter desejado comentar um post que me interessava particularmente. Caixa de comentário disponível, vai de escrever. Carregar no botão de publicar e… Nem por isso.
Queres comentar? Então indica lá o teu user e password aqui do sitio ou melhor, da plataforma tecnológica sobre a qual é construído o site. Não tens conta? Como não tens conta? Bem, vá, desta vez escapa. Como somos amigos podes comentar caso:
- Te autentiques com o Google +
- Te autentiques com o Twitter
- Te autentiques com o Facebook
Não queres? Ora bem, então se não te queres autenticar com um perfil de uma qualquer destas redes sociais online (sim, porque tens de certeza um destes perfis, quem não tem não existe não é?), paciência, não comentas.
Não comento? Como não comento? Porquê? Tenho que me registar para comentar?
Sim, tenho. No site ou numa das tais redes mas, tenho que me registar. O meu nome e e-mail já não serve. E não é não chega. É não serve.
Convenhamos, o que há a ganhar com isto? Quando pedimos ao visitante de um blog que indique o seu nome e endereço de e-mail para comentar, ganhamos a mais valiosa moeda da Internet, o endereço de e-mail. Através deste, nós podemos contactar quem nos contactou, no momento ou mais tarde. Nós, donos do blog. Por outro lado, o utilizador sabe o que nos deu, o seu endereço de e-mail. Ponto.
Mas quando o utilizador se autentica através de uma rede social online, o que está ele a dar? Muito mais do que aquilo que o vulgar utilizador imagina. Na autenticação via Facebook por exemplo, pode passar para além do e-mail, o género e a fotografia de perfil. E estes são só alguns dos dados básicos. Pode passar outros como morada, localização actual, preferência religiosa, posicionamento político, entre outros. E isto só nesta rede pois cada rede pode fornecer diferentes informações.
Se me importo de disponibilizar toda essa informação? Não, nem por isso. Mas prefiro saber que o estou a fazer, e quando faço um comentário num blog autenticado com uma rede social não há nada que me informe sobre quais os dados que estão a ser recolhidos. Isto é razão mais que suficiente para eu não gostar do chamado Social Login quando se trata de comentar um blog.
Se percebo os benefícios do Social Login para o negócio? Sim, claro que percebo. Perfeitamente. Se isso é razão para gostar dele? Não, nem por isso. Aliás, porque da mesma forma que entendo os benefícios que o Social Login pode ter para um negócio, entendo também o possível prejuízo, sempre que o utilizador informado se recusar a comentar (por exemplo) por achar que o que lhe pedem (ou melhor, lhe levam) é demasiado em troca do que lhe dão.
Admito que é tema com o qual nunca perdi muito tempo mas, à partida, não encontro grande benefício no Social Login para o utilizador que quer comentar um blog. Talvez haja e se me quiserem dizer quais, façam-no nos comentários aqui em baixo.
Por enquanto, bem, por enquanto a minha amiga vai ficar sem o meu comentário no seu blog, assim como todos os outros blogs onde sou obrigado a registar-me ou autenticar-me com uma rede social ficam.
p.s. E estou certo de que o famoso SPAM de comentários não será o argumento em causa uma vez que, sem grande dificuldade já se implementam soluções, grátis ou pagas, que tratam muito bem do assunto.
é por isso que deixei de comentar em muitos blogs, dá demasiado trabalho e às vezes dá erro. ainda a semana passada tentei comentar um post e não consegui. mas, também, quem é que ainda bloga? :P
Eu só desculpo porque sei que estás a provocar Alex… Estás não estás?
Eu prefiro usar o sistema de comentários do Disqus. Dá para publicar comentários somente com o nome e e-mail se o autor do blogue ou página o permitir.