Já não é novidade para ninguem que eu gosto muito de ver séries e faço alguns sacrificios para as ver. Destes, o mais recente é esperar até á meia-noite e meia para assistir diáriamente a L Word (ou como lhe chamaram em Portugal, A Letra L) na 2. L é de Lesbian e é de lésbicas que a série nos fala. Pelo menos é assim que é apresentada e isso só por si faz com que algumas pessoas não queiram ver a série e outras estejam doidas para tal mas pelas razões erradas (erradas ou não as mais correctas ou ainda não as mais justas).

L Word mostra-nos a realidade diária de um grupo de mulheres lésbicas que vive em Los Angeles e que como toda a gente, procuram viver felizes sabendo que, devido a amarem de uma forma diferente da culturalmente estabelecida, tal nem sempre é facil. É um drama no sentido televisivo da palavra mas é na verdade uma série que nos mostra de forma muito bem humorada, sensivel e sensual (não vejo maneira de mostrar a relação entre mulheres que não assim), a luta para a realização pessoal e profissional destas mulheres enfrentando todos os entraves externos e não só (uma das personagens, Jenny, insiste em casar com o namorado mas descobre que o feminino é uma atração talvez mais forte) que lhes vão aparecendo. E estas mulheres são tal e qual todas as outras (e outros também). Não estamos a falar das lésbicas dos tempos das nossas mães, o estereotipo de blusão de cabedal pós 25 de Abril e cigarro ao canto da boca… Além disso, há as que querem ter filhos, as que só dão valor à carreira, as que querem alguem diferente todas as noites sem nunca assumirem compromissos.

L Word

A vida corre bem para aqueles lados. Está bem… É muito luxo, muito glam… Apartamentos lindos e telemóveis topo de gama. Profissões de sonho e tudo o mais. Não se esqueçam: é Los Angeles. Se fosse em Nova Iorque a coisa seria diferente…

A série merece a plenitude da bola vermelha que ganhou ao canto do ecran. Entre beijos apaixonados ou uma lingua que passa aqui e ali, cabeças que desaparecem entre pernas ou outras posições, sons e expressões que nos deixam adivinhar orgasmos que só elas poderão saber como se sentem, também as falas lá estão todas e desta feita até a legendagem ajuda. Quando se diz fazer amor é fazer amor mas quando se diz outra coisa é mesmo outra coisa que se lê. É certo que por vezes quase nos leva a pensar “Será que elas não pensam noutra coisa senão ir para a cama com outras mulheres?” ou “Será que as gajas lésbicas vão todas para a cama no primeiro encontro?” mas dizem para ai as más linguas que toda a gente pensa no assunto muito mais do que aquilo que admite. Mesmo assim, que não fique a ideia de que a série é só isto. Por exemplo o tema “sexo entre amigas” é muito focado com enfase no amigas e não no sexo. Sabem aquela conversa do “Pode o melhor amigo de um homem ser uma mulher?” Imaginem o pano para mangas que pode dar quando falamos de lésbicas…

Começada a exibir nos Estados Unidos ainda em 2004, L Word já conta com três epocas completas e prepara-se a quarta. Vai introduzindo novos personagens e novos tramas e ao que parece sem perder o interesse. Já há obviamente vozes que se levantam contra a série mas por enquanto, tendo em conta o que já vi fico naquela de que, vozes de burro não chegam ao céu…

3.393 thoughts on “A Letra L (L de lésbica claro.)

  1. My sweet Tincker_bell I miss you so.
    I dont know how to reach you.
    Please get in touch.
    Love U always and forever

    Petter_Pan

  2. A PROPÓSITO DOS 100 NOS DE VIDA DE
    MANOEL DE OLIVEIRA…

    “Os cientistas não resistem e amanhã fazem o homem artificial.
    Mas a mulher é fundamental.
    Eu adoro a Vênus de Milo, que representa a mulher, mas não tem nada o lado provocativo ou sensual, nada disso.
    É uma mulher no sentido profundo e verdadeiro.
    O que sobressai mais é o ventre, os seios são lindíssimos, mas não provocantes, nem a cara, que é muito sóbria, muito recta.
    É uma cara de mulher, mas também é a cara da mãe e o ventre é que gera a humanidade.
    A Agustina Bessa-Luís dizia uma coisa bonita:
    “Deus nasceu do ventre da mulher”.”
    Manoel de Oliveira

  3. SR … conceito de ironia, está presente no seu dicionário?

    Beagnoca__ my love eu amo-te tanto… U r my honey.. 4ever with u!

  4. olaaa!!!tao pesoal td em cima??pontas pas night’s de fim de ano?ahahahaha
    @sofia@malucaaa taooooo…ke feito de ti???mta borga ou nem por iso??por aki mta ultimamente…mas iso tu ja sabes km e!!ahahahha..espero k teja td fixe ktg!!bj**
    bem e de resto…pesoal ond se meteu humm??bem isto e so love por aki..ahahhah..:)
    bem,meninas fikem bem….juizooo..bjos***

  5. De todos os sorrisos que recebeste hoje,
    houve um que não viste!
    Um sorriso não vindo dos lábios mas sim do coracão,
    um sorriso vindo de mim sempre que me lembro de ti, menina do alentejo.

  6. Finalmente namoro :D
    Tou feliz :) :) :) :) :)
    A minha melhor amiga ja sabe de tudo e ta cmg …. apoia m :) é tao bom :)

    Beijo pra todas :)

  7. olá,
    passei so pa dizer um olazinho e enviar uma bjc.
    Nao tenho tido mto tempo, dscpem.
    Bem ta mmo mt frio, para kem pode…namorem muito no kentinho.
    @Begonea@ vou pensar…lolol, belo texto, mas os presentes tao caros ;P
    Divirtam-se
    BJs

  8. Oi!!!Já não venho cá á bués!Ms é só pa dzer um Olá a tdas e como não podia deixar de ser mandar um beijão e um xi coraçao gigantão á mha mais k tudo……….AMO-TE MAIS QUE DEMAIS E JÁ NÃO SEI VIVER SEM TI!!!

  9. oi meninas…
    Nina, tudo fixe cmg…ctg tou a ver k tá tudo em cima…maluca…keres é borga…eu nestes ultimos tempos tenho andado a salivar por essas borgas tb…mas não tenho tido tempo para nada…O que vale é que vou tirar a barriga de miserias na passagem do ano…isso sim…é k vai bombar…já sabes como é…né??????…bjs pa ti…e porta-te…….mal……ehhhhhhhhhh….
    Bem, beijos para todas…
    Portem-se…

  10. @Your Name O amor é como a justiça… tarda mas chega! Eu que o diga! Estou muito, mas mesmo muito, muito feliz!
    Aproveito para desejar Boas Festas a todas e todos! Espero que 2009 seja o ano das nossas vidas.

    @*…Someone who loves her…* minha namoradona… minha princesa… minha mais que tudo! AMO-TE! Obrigada por me fazeres TÃOOOOOO FELIZ!
    “4ever with u!”… I hope so!

    Beagnoca
    Continuo feliz e muito apaixonada… É tão bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*