Já não é novidade para ninguem que eu gosto muito de ver séries e faço alguns sacrificios para as ver. Destes, o mais recente é esperar até á meia-noite e meia para assistir diáriamente a L Word (ou como lhe chamaram em Portugal, A Letra L) na 2. L é de Lesbian e é de lésbicas que a série nos fala. Pelo menos é assim que é apresentada e isso só por si faz com que algumas pessoas não queiram ver a série e outras estejam doidas para tal mas pelas razões erradas (erradas ou não as mais correctas ou ainda não as mais justas).

L Word mostra-nos a realidade diária de um grupo de mulheres lésbicas que vive em Los Angeles e que como toda a gente, procuram viver felizes sabendo que, devido a amarem de uma forma diferente da culturalmente estabelecida, tal nem sempre é facil. É um drama no sentido televisivo da palavra mas é na verdade uma série que nos mostra de forma muito bem humorada, sensivel e sensual (não vejo maneira de mostrar a relação entre mulheres que não assim), a luta para a realização pessoal e profissional destas mulheres enfrentando todos os entraves externos e não só (uma das personagens, Jenny, insiste em casar com o namorado mas descobre que o feminino é uma atração talvez mais forte) que lhes vão aparecendo. E estas mulheres são tal e qual todas as outras (e outros também). Não estamos a falar das lésbicas dos tempos das nossas mães, o estereotipo de blusão de cabedal pós 25 de Abril e cigarro ao canto da boca… Além disso, há as que querem ter filhos, as que só dão valor à carreira, as que querem alguem diferente todas as noites sem nunca assumirem compromissos.

L Word

A vida corre bem para aqueles lados. Está bem… É muito luxo, muito glam… Apartamentos lindos e telemóveis topo de gama. Profissões de sonho e tudo o mais. Não se esqueçam: é Los Angeles. Se fosse em Nova Iorque a coisa seria diferente…

A série merece a plenitude da bola vermelha que ganhou ao canto do ecran. Entre beijos apaixonados ou uma lingua que passa aqui e ali, cabeças que desaparecem entre pernas ou outras posições, sons e expressões que nos deixam adivinhar orgasmos que só elas poderão saber como se sentem, também as falas lá estão todas e desta feita até a legendagem ajuda. Quando se diz fazer amor é fazer amor mas quando se diz outra coisa é mesmo outra coisa que se lê. É certo que por vezes quase nos leva a pensar “Será que elas não pensam noutra coisa senão ir para a cama com outras mulheres?” ou “Será que as gajas lésbicas vão todas para a cama no primeiro encontro?” mas dizem para ai as más linguas que toda a gente pensa no assunto muito mais do que aquilo que admite. Mesmo assim, que não fique a ideia de que a série é só isto. Por exemplo o tema “sexo entre amigas” é muito focado com enfase no amigas e não no sexo. Sabem aquela conversa do “Pode o melhor amigo de um homem ser uma mulher?” Imaginem o pano para mangas que pode dar quando falamos de lésbicas…

Começada a exibir nos Estados Unidos ainda em 2004, L Word já conta com três epocas completas e prepara-se a quarta. Vai introduzindo novos personagens e novos tramas e ao que parece sem perder o interesse. Já há obviamente vozes que se levantam contra a série mas por enquanto, tendo em conta o que já vi fico naquela de que, vozes de burro não chegam ao céu…

3.393 thoughts on “A Letra L (L de lésbica claro.)

  1. Olá,

    não participo no blog há imenso tempo mas nunca deixei de estar a par de tudo que por aqui vai acontecendo…
    Passados alguns anos e com tantas histórias à mistura, apeteceu-me partilhar convosco estas palavras:

    Ainda que nunca mais,
    Voltes a cruzar o meu caminho,
    Ainda que nunca mais,
    A tua mão me acaricie
    Eu sei que me quiseste,
    E que eu sempre te quis.
    E por mais que o tempo,
    Apague a tua imagem
    Eu jamais te esquecerei.

    Beijo e fiquem bem…

  2. Ola…..

    hoje ouvi uma música, e o refrão dizia…

    Mi lindo cariño, se que pronto
    estaremos juntas, y entonces te
    dare todos los besos y carícias,
    que siempre te he prometido!

    Acredita
    Becos

  3. Oi pessoal!Entao cm vai a vidinha?!A mha vai bem,ás vezs nem acredito k tho alguém k me ama e k amo acima d tdo,é tão bom!!!
    Já começou 5a série no fox life,dá á 5a,hoje ás 23.30h vai repetir o 1o episodio k por acaso n consegui ver tdo…
    @Nocas,a vida é mesmo assim,por vezes injusta,tem momentos bons,momentos maus,os bons abusa deles ao máximo e guarda-os bem guardados,os maus,com esses aprende-se sempre alguma coisa mesmo k n keiramos…
    @Esquadros,lembro-me de ti!Seja bem vinda de novo,conta lá k tens feito?Até dá vontade de chorar ao ler tuas palavras!faz favor de ir dzendo coisas!
    @mariab,k se passa?apaixonada!?correspondida,ao menos?!
    Beijinhos p tds***

  4. ola a todas,,,, isto que vou dizer é para todas voçes,,,,lutem por quem realmente voçes querem,,nao tenhao medo de mostrar o que voçes querem,,,pois familiares, amigos,ate mesmo simples colegas, tem que gostar da maneira que a gente é…e respeitar os nossos sentimentos como nós respeitamos os deles,,,
    ou voçes escolhem as namoradas/os, dos vossos irmaos/as, ou os namorados das vossas amigas/os, ou ate mesmo quem é que escolheu aquela pessoa para ser minha mae, ou meu pai,,,,

    pensem bem se realmente amas aquela pessoa luta com tudo para estares com ela,,,
    se nao lutas ou es cobarde é pk nao amas de verdade,,,,

  5. Para mim a L word nao foi determinante para a minha “reviravolta”, mas marcante, sem duvida.
    Quem sabe, o despertar de algo k eu julgava apenas uma fantasia… :-o
    A verdade e q a cada noite, pontualmente, la mudava eu para a 2 para ver a serie! :-) o meu coraçao palpitava, as maos suavam, perdia logo o sono todo!! Eu, uma SUPOSTA hetero… alias, namorando nessa altura – com um rapaz.

    Series como esta sao fantasticas, porque a mal ou a bem, abrem os olhos a MUITA GENTE. Actuam no preconceito, mitos, ajudam as mais confusas a ficarem menos confusas… (tambem com tanta mulher bonita, e dificil de ter duvidas!)

    Caracteriza muito bem os amores e desamores das lesbicas, todo o mundo feminino…tao igual ao hetero, tao “normal”… (mas muito mais fascinante!)

    ;-)

    Acutalmente, tenho uma relacao com uma menina… e sem duvida, É DISTO QUE EU GOSTO DE VERDADE! :-)

    (andei enganada muito tempo…e a enganar tambem…)

    E agora digam la: as cenas hot sao mesmo hot para quem está a representar, nao acham? :-D

    uma curiosidade: (tenho panca pla Shane) andei a ver videos, excertos de episodios em k ela entra…e sabem q mais? ate as hetero diziam que a Shane mexia com elas :-o

    beijinhos para todas*

  6. ola pexoal!
    bem antex k penxem k xo nova por aki deixovox dixer k ja mt k ando por aki :p sou a “ex tudo para mim”, a menina da Nicas9.
    td bem? ja vim k é xo love por aki..axo k faxem mt bem.dexejovox td o k dexejo pa mim i para a mnh menina…k xejam felixex cm nox xomox…e para kem ainda n encontrou a kara metade,nc dexixtam pk um dia exa pexoa ira aparecer..
    bem ha mt k nao vinha aki max xmp k poxo leio o voxox comentarios..cm a mnh menina ja vox dixe trabalho i meu trabalhito tirame o tmp td e o pc tmp k tnh é pa namorar,xenao aind fiko doida c tanto trabalho…hj to d folga(k bom)!to a ver mnh pinxexa a treinar,nao a tnh xo pa mim max xmp a poxo ver….cm é bom vela felix,vela fzr o k ela maix goxta…fikou td babadinha :p tnh a mlhr namorada d mundo!!
    AMO-TE APAIXONADAMENTE,VERDADEIRAMENTE MNH MAIX K TD!EX TD PARA MIM!KERO-TE PARA TD O XMP A MEU LADO*
    beijinhux para tdx!fikem bem!
    um beijo expecial pa mulher d mnh vida*

  7. Olá a todas,

    @Nicas9, obrigada por teres gostado das minhas palavras. Quanto à tua pergunta, digo-te apenas que a minha vida não tem sido nada fácil nestes ultimos meses e que estou a aprender, ainda, a andar sozinha. É um processo complicado e ingrato, mas que tem que ser feito.

    Beijo para todas e fiquem bem…

  8. Olá,

    Decidi partilhar com vocês A musica que traduz tudo aquilo que sinto nesta fase da minha vida…

    “Quando eu vou parar e olhar pra mim?
    Ficar de fora
    E olhar por dentro
    Se eu não consigo
    Organizar minhas idéias
    Se eu não posso
    Se eu esqueço de mim?

    Eu pensei que fosse forte
    Mas eu não sou

    Quando eu vou parar pra ser feliz?
    Que hora?
    Se não dá tempo
    Se eu não me encontro
    Nos lugares onde eu ando
    Nem me conheço
    Viro o avesso de mim

    Se eu não sei o que é sonhar
    Faz tanto tempo
    Tanto mar
    E o meu lugar
    É aqui!

    Uma rua atravessada em meu caminho
    Nos meus olhos
    Mil faróis
    Preciso aprender a andar sozinho
    Pra ouvir minha própria voz
    Quem sabe assim
    Eu paro pra pensar em mim?
    Quem sabe assim
    Eu paro pra pensar em mim?

    Quando eu vou parar pra ser feliz?
    Que hora?
    Se não dá tempo
    Se eu não me encontro
    Nos lugares onde eu ando
    Nem me conheço
    Viro o avesso de mim

    Uma rua atravessada em meu caminho
    Nos meus olhos
    Mil faróis
    Preciso aprender a andar sozinho
    Pra ouvir minha própria voz
    Quem sabe assim
    Eu paro pra pensar em mim?
    Quem sabe assim
    Eu paro pra pensar em mim?”

    Beijos e fiquem bem…

  9. Ola,
    2.º post
    Estive a ler o que se escreve por aqui, é quase a the L Word, à portuguesa. Gosto do modo como se expressão. Adicionem-me , sou da Madeira e gostaria de conhecer pessoas. bimbalhu@hotmail.com.
    Beijokas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*