O titulo é assim um bocado a dar para o estranho não? Também acho, mas efectivamente foi essa a comemoração do dia de ontem. Fez 7 anos ontem que, ao fim da tarde ali para os lados de Torres Vedras (não vou entrar em detalhes enquanto não perceber na totalidade a opinião da Susana sobre estes posts mais pessoais) eu e a Susana nos casámos. E ontem resolvemos comemorar. Não vos vou dizer como é que comemorámos. A Susana se quiser que o diga mas posso deixar no ar que tive uma supresa fantástica daquelas que só nos filmes… Como alguem me disse há uns tempos atrás, para duas pessoas estarem juntas há tanto tempo, tem que haver muita imaginação e a Susana ontem mostrou-me mais uma vez porque é que vamos estar juntos até aos 90 (a partir dai acaba o prazo de garantia e depois é uma questão de sorte e de levar a vida com muito, muito jeitinho)…

O acima exposto para depois chegar à Casa do Bacalhau. Já estava na calha há algum tempo e ontem é que foi. A mesa estava reservada (tal como é aconselhado numa casa deste porte) apesar da casa não ter contado com grande numero de comensais e destes nem um só português.

Só a sala é já razão para encanto. A estrutura secular onde dizem, funcionavam as cavalariças de um certo Duque, é imponente pelo espaço e pelos arcos que o suportam. Mais uma vez, o toque classico com uma aparência muito clean a imperar.

Sentemos então à mesa e venha de lá o que comer. De couvert veio o cesto de pão, a manteiga e umas divinais azeitonas. Havia muito mais por onde escolher mas já adivinhávamos o que estava para vir e ficámos pelo que nos serviram. Passámos as sopas (que sinceramente, não cairiam bem com o calor da noite de ontem) e de primeiro prato provámos o Carpaccio de Bacalhau com queijo Parmesão. De uma apresentação exemplar diz a Susana estar delicioso. Pessoalmente achei que pecava pelo azeite a mais mas talvez seja falha do meu paladar que tem andado arredado de tais iguarias em quantidade… Veio de seguida uma das especialidades da casa: Bacalhau com Pasta de Azeitona. Boas fatias de pão guarnecidas com postas muito equilibradas do referido peixe e cobertas com uma pasta de azeitona negra numa combinação que me levou a questionar uma vez mais como é possivel haver quem troque caviar por isto. Deixem lá o estorjão em paz e platem mais oliveiras… Ido este eis que vem para a mesa o Bacalhau com Broa. E não tem nada a ver com um outro que comemos em tempos. Este sim, era um verdadeiro Bacalhau com Broa. Broa e não farelos. Não sobrou.

A acompanhar toda a refeição esteve um magnifico Cartuxa Branco Reserva 2004 que não enganava ninguem. Ao toque dos lábios dizia não só de onde vinha mas também ao que vinha: não deixar ninguem de pé.

A sobremesa foi leve mas com um gostinho especial. Gelado de limão e baunilha à temperatura e consistência correcta que mesmo comido a dois (com o tempo que tal demora) não derreteu enquanto na taça mas só onde devia derreter.

Não se vai todos os dias à Casa do Bacalhau mas para um dia especial, para quem gosta de bacalhau, é de ir e voltar…

Rua do Grilo, nº 54
1900-706 Lisboa

Telefone:21 862 00 00
Fax:21 862 00 08

De Segunda-Feira a Sábado
Almoços: das 12h às 15h30m
Jantares: das 20h às 24h

p.s. Não vou dizer aqui uma quantidade abismal daquelas coisas que se dizem nestas datas senão ela ainda deixa ali um comentário a dizer “Eu não digo q’és chato?”

5 thoughts on “Bodas de Lã

  1. Obrigado a ambos. Desculpem não ter respondido antes mas isto por aqui (@ office) tem estado complicado…

  2. parabens pelo vosso aniversario de casamento..(já vos conheço há uns bons anitos,recordo-me bem dessa fase) espero que venham muitos mais.Mas agora um aparte, bodas de lã? sempre ouvi dizer que 7 anos ,bodas de cristal…acredito que foste buscar essa informação a um local fidedigno..parabéns anyway…

  3. Não querias mais nada não? Só com 7 aninhos e já eram de cristal??? Dizem para ai algumas más linguas que se não são de Lã são de latão… Prefiro as de lã… Deixa lá que tú e o Rui também vão a caminho…
    Thanks.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*