Por inerência de funções, há já alguns anos que trabalho com CMS’s (Content Management Systems) ou em bom português, com Sistemas de Gestão de Conteúdos. Também por inerência de funções os CMS’s com que tenho trabalhado são todos originários da mesma empresa e tratam-se essencialmente de evoluções (ainda que as versões mais recentes tenham cortado por completo com as versões anteriores). Já a nível pessoal, aqui no site e em mais um ou outro projecto, tenho usado outros CMS’s nomeadamente o WordPress. São dois sistemas completamente diferentes mas não deixam de ser CMS’s. E assim como estes dois há muitos mais no mercado. Desde soluções gratuitas como as que uso aqui às milionárias como as que uso no trabalho. Então, se eu preciso de um sistema de gestão de conteúdos e há assim tantos no mercado, qual escolher? Como saber qual será o mais indicado para as minhas necessidades? Há vários itens a ter em consideração na escolha tais como quanto estou disposto a pagar (desde o software ao hardware passando pela forma como são introduzidos os conteúdos), compatibilidade (será que isto vai funcionar aqui nas minhas máquinas?) ou o tempo (tempo de instalação, de configuração, de aprendizagem etc). Agora, como comparar os vários sistemas?

CMSMatrix

A resposta está em CMSMatrix. Neste site podemos seleccionar múltiplos sistemas (a lista é enorme) e ele apresenta-nos uma tabela com tudo o que cada um dos CMS’s pode fazer, os requisitos, os custos, enfim, um manancial de informação que nos pode facilitar e muito a escolha. Fica a dica.

3 thoughts on “Que CMS escolher?

  1. Coneço o site que referes e que o Marco Rodrigues indica. O primeiro é mesmo muito extenso, e só lá fui quando andava a pesquisar um cms aqui para a empresa. Já o opensourcecms é um velho conhecido. Quando andei a experimenmtar todas as instalações possiveis que o fantastico me oferecia no hosting era lá que ia buscar reviews. Ás vezes tambem lá uso as demos.

  2. É efectivamente um manancial de informação gigantesco. Não lhe dou assim tanto uso pois em ambiente corporativo (onde me mexo na maior parte do tempo) a coisa é completamente controlada pelo gigante MOSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*