Depois de toda a polémica devido ao encerramento pela Policia Judiciária dos sites Btuga, ZeTuga e ZeMula eis que mais um dos ícones do P2P em Portugal encerra as portas. Antes que alguém as encerrasse por ele. O forum Max[PT] mais conhecido como a Mula da Cooperativa, mentor daquela que é talvez a maior comunidade de partilha de ficheiros em Portugal, encerra as portas ao fim de longos anos. A mensagem deixada pelos administradores do mesmo é clara:
Os recentes acontecimentos com outros sites P2P, ainda que se tratem de sites a funcionar em moldes claramente diferentes do nosso, fizeram-nos despertar para uma realidade à qual, a bem das nossas vidas pessoais, não nos interessa estar sujeitos. E pese embora o facto de todos estarmos conscientes de que este nosso projecto nada tem de sancionável, não estamos dispostos a sujeitarmo-nos a algo semelhante ao que sucedeu recentemente.
Numa pequena observação à parte fica a ideia de que quem terá a ganhar com este tipo de situações será em ultimo caso o ISP certo? Quando alguém usava um site como a Mula da Cooperativa para “sacar” um ficheiro da net (fosse ele um documentário sobre a vida animal ou um qualquer manual técnico open-source) sabia que estava a sacar o ficheiro correcto, já sacado anteriormente por alguém, já testado e livre de vírus. Sem esses sites de confiança lá está o pobre coitado a fazer um download de 700 megas pensando tratar-se de um fantástico exemplar do filme “Plan 9 from Outer Space” (já está no domínio público ok?) e eis senão quando, no fim do download leva com um chamado “Cocked and Loaded” sem dar por nada. Toca a fazer o download outra vez…
E falando em Mula da Cooperativa: foi hoje encerrado porque os donos ficaram com medo desta caça ás bruxas aos sites de P2P… É uma pena porque até gostava de ir lá discutir com a malta nos fóruns gerais :(
Pois. Ainda mais essa. Também podemos argumentar com os aspectos educativos do p2p. Conheço muito boa gente que começou a aprender sobre redes à conta destes sites.