New old monitor. 21B


E não é que fiz mesmo? Bom, barato mas gigantesco. Passo a explicar. Um destes dias telefonou-me a Susana dizendo que a empresa onde ela trabalha se ia desfazer de algum equipamento informático vendendo-o por um preço irrisório aos seus colaboradores e ainda assim fazendo reverter o valor obtido para uma das suas campanhas de solidariedade. A comunicação interna referia máquinas Pentium III ou Celerons, com 128 ou 256 de RAM e 10 ou 20 GB de disco. Acompanhados ainda de teclado, rato e monitor. Tudo isto pela módica quantia de 30 euros e a ser debitado ao ordenado do colaborador em duas vezes… Ok, claro que estou interessado. Que mais não seja para lhe instalar um leitor de DVD e já fica a Patrícia com uma televisão só para ela… Passou-se uma semana e chegou a noticia. Pode ir levantar o seu equipamento. Lá fomos e qual a surpresa quando à nossa espera estava um HP Vectra VL410 no esplendor do seu Intel Celeron a 1000 MHz, com 256 MB de SDRAM e 20 GB de disco. O desempenho gráfico está a cabo do chip integrado Intel 815E mas suporta uma placa AGP. Pensava eu que tinha uma velha Matrox G400 cá por casa mas nem por isso. Paciência. Agora o morango em cima do bolo (desculpem lá mas não gosto de cerejas cristalizadas): O monitor é um Philips Brilliance 21B. Alguém se lembra deles? Bem, pelo menos alguns dos visitantes aqui do sitio lembram-se de certeza pois trabalharam durante largos anos com um destes “monstros” à frente dos olhos. 10 anos de monitor e always bombating. 21 polegadas de monitor. E eu que até já tinha acabado com os mamarrachos lá por casa…
Agora dava jeito arranjar mais 256 MB de RAM (o máximo da máquina é 500) mas isto é PC133 e não é facil de encontrar. Já lá instalei um velho gravador de DVD’s e mais um disco de 120 Gigas que tinha cá por casa. Já lhe instalei uma placa PCI Wireless D-Link 520+ (daquelas com uma antena ridícula) para poder aceder à net via wireless e acabei de a conseguir configurar. O próximo passo é instalar-lhe uma aplicação de edição de imagem. Cheira-me que para além dos filmes da Patrícia esta máquina vai passar a ser o meu centro de edição. Agora, foi ou não foi um bom negócio?

p.s. Se alguem tiver ai por casa uma placa gráfica AGP que dê para este computador avise ok? O mesmo se aplica a dimms de SDRAM PC133. Ao fim e ao cabo já não vos servem para nada certo?

7 thoughts on “Bom negócio fiz eu!

  1. Também já vi a esse preço mas estou interessado em arranjar 256 uma vez que a máquina já tem 256 e o limite é 500. Já encontrei 256 por 30 euros. A ver vamos se acontece para ai algum milagre…

  2. Acho que te desenrasco uma placa de memória… Quando chegar a casa vou dar uma vista de olhos nas minhas caixas e logo te digo qualquer coisinha. Caso tenha é só me dares a tua morada e lá vai ela! ;) um abraço blogueiro

  3. Thanks Hugo. Se tiveres vem a calhar. Vi no teu site que vais aventurar-te no mundo do Ubuntu. Vai na volta ainda ganho coragem para o experimentar nesta nova velha máquina…

  4. Nao e’ preciso ter coragem! Instalar Ubuntu hoje em dia e’ facilimo. Besides, podes sempre experimentar directamente a partir do Live CD :-)

  5. Pois cá por casa também não havia… Agora há. Por acaso fiquei deveras impressionado com o quão silencioso é o Vectra… Tendo em consideração que não é uma maquina nova e que é no seu conceito uma maquina corporate…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*