Deixar de fumar voltou a ser assunto. Da campanha protagonizada pelo Diogo Infante às várias opiniões que se vão espalhando pela Internet, deixar de fumar é novamente um tema de grande valor. No dia de Natal de 2005 eu escrevi por aqui: Como deixar de fumar? Simples. Metendo o maço ao bolso e dizendo: Agora não fumo mais. Nesse dia fazia um ano que tinha decidido deixar de fumar.

Muitas vezes disse (para mim e a outros) que deixava de fumar quando quisesse. Não havia quem acreditasse. A fumar desde os 12 anos e ao ritmo de 40 cigarros por dia (estamos a falar de um dia normal, sem grande stress, sem noitadas…), parecia quase impossível. Principalmente porque eu sempre fui daqueles fumadores que gostam do fumo. A dia começava com um cigarro (ou seis quando saia de casa) e terminava com um cigarro. Um café implicava, no mínimo, dois cigarros. As noites de Verão tinham um gosto especial quando ficava no pátio a olhar para o céu e de cigarro na mão. As noites de Inverno também mas o cigarro fazia companhia frente ao monitor (de cantos já amarelados) e enchia o teclado de cinza… Mas eu mantinha a minha. Deixava de fumar quando quisesse.

Deixar de fumar. De vez!

No dia em que a Patrícia gozava o seu primeiro Natal sai de casa para beber um café. Já levava dois ou três cigarros fumados. Mais um a caminho do café, um ou dois a acompanhar e outro cigarro para o regresso. Já a chegar à porta de casa pensei que seria uma boa prenda de Natal para todos lá em casa se deixasse de fumar. Apaguei o cigarro com o pé antes de entrar e não disse mais nada. Não tinha medo de recaída nem nada do género. Achei que os meus cigarros eram uma coisa minha (note-se que não escrevo “um problema meu”) e teria que ser eu a enfrentar o que estava por vir. Três dias se passaram e ninguém notou que eu já não fumava… Ninguém. E eu tinha a casa cheia de gente.

Nesse final de ano estive de férias mas fiquei sozinho pois a Susana estava a trabalhar. Óptima oportunidade para mais uma prova de fogo. O almoço no restaurante. Nunca gostei de almoçar sozinho. Ainda hoje prefiro não almoçar a não ter companhia para almoço. Pois naqueles dias lá fui, de maço de tabaco no bolso, sentar-me à mesa do restaurante. Do frango assado ao cozido à portuguesa, sempre com direito a sobremesa. Não fumei nenhum cigarro. Estava cada vez mais confiante. Deixar de fumar. Tal como eu dizia, bastava querer.

Os dias foram passando, voltei ao trabalho e com a novidade para todos: “Deixei de fumar pessoal!”. Ninguém acreditou. O fumo andava sempre ali à volta. Eu brincava quando alguém perguntava se podia fumar: “Sim, sim. Por favor. Acende o cigarro e não fica aqui perto…”. Não fumei nenhum cigarro. Com o passar do tempo as provas sucederam-se. As noitadas com amigos em casa, as idas a bares e discotecas, as chatices do dia-a-dia… Não fumei nenhum cigarro.

É raro o dia em que não ouço alguém a dizer que quer deixar de fumar e não consegue. Se calhar não quer é a conclusão a que chego. Vejo pessoas que passam de um maço de tabaco por dia para três ou quatro cigarros. “Ah e tal, mas depois fomos sair e acabei a fumar um maço nessa noite.” Pois. “Eu no trabalho não posso fumar mas quando chega à noite vingo-me.”. Alguém me explique. Se mais de metade do tempo que estão acordados conseguem estar sem fumar…

Hoje onde trabalho, tenho vários colegas que fumam (quase todos). Não fumo nenhum cigarro. O segredo para deixar de fumar? Querer. A sério. Não consigo imaginar outro. Ainda hoje tenho os dois maços de tabaco que tinha no dia em que deixei de fumar. Um em casa e outro no trabalho. A ideia na altura foi garantir que, se quisesse fumar fumava. Se não fumasse então era porque não queria e nunca por falta de tabaco. A pior coisa que eu podia imaginar era querer fumar um cigarro e não ter.

Voltar a fumar?

Não digo que não voltarei a fumar. Ao fim e ao cabo “sempre fui daqueles fumadores que gostam do fumo”. Mas se voltar a fumar um dia sei que o farei por que quero. E depois, só tenho que deixar de fumar outra vez. Mas era uma verdadeira estupidez não era?

65 thoughts on “Deixar de fumar. Na boa.

  1. O senhor é um heroi à antiga portuguesa. Sempre adorei fumar, sem nunca pensar em mais nada. Compreendi a algum tempo que em mim, a nicotina tinha-me tornado uma dependente. Hoje quero deixar de fumar e iniciei um tratamento com Champix. Hoje, 7º dia, já fumo 10 em ves de 30 cigarros. Mas…a luta tem sido dura, muita dura, só me apetecia que me levassem para uma clinica de reabilitação, me amarrassem e só me deixassem sair, quando estivesse “limpa”. Quero ganhar a guerra. Ganharei a guerra. Mas….fumar é um prazer daqueles………

  2. latinrose eu axo que o pior ja passou,fez no dia 11 deste mes 5 meses,comecei aos 16 anos a fumar e tenho 36 forao 20 aninhos a meter fumo para o corpo mas foi de um dia para o outro sem conpremidos nem nada,bastou apanhar um sosto que fui parar ao hospital com a tençao muito alta no outro dia deixei de fumar as vezes apetece mas tento destrairme e nao fumo respiro muito melhor e tenho um garrafao de agua que esta a ficar cheio de muedas lol.por isso tem 2 boas razoes para continuar a ser forte mas na minha opniao reduzir nao leva a nada,ou deixa ou nao ,eu sei que voce tanbem vai conseguir.

  3. Bom….hoje já só fumei 8, lol. Rebuçados, é que já lhes perdi a conta. Sei que desta 2ª a 8, tenho de estar já sem fumar, de acordo com a posologia do Champix. Sem remédio não conseguia e com remédio, só deito foguetes depois da festa, ou seja após os 3 meses de tratamento em que nesses meses já estarei sem fumar. Os efeitos secundários, por enquanto não os sinto, mas se for atacada pela tal urticária e se os enjoos forem demasiados, terei de por o remédio de lado e contar só comigo. Fuminho, cá para dentro, também já lá vão uns bons anos. Terei começado no Liceu, em doses soft e cheguei ao maço, por dia na faculdade, exceptuando as noitadas que chegava a dois. Ora hoje tenho 42……..sei que tenho de deixar de fumar, sinto que vou conseguir, mas é uma luta em várias frentes. Sei que deixar de fumar engorda, dado que o metabolismo diminui e só de pensar num kilo a mais….eu a perfeccionista mor, lol, dá comigo em doida. Estou munida de quilos de rebuçados sem açúcar, bebo litros de chá.enfim.travo a batalha em todas as frentes. E ando com um mau feitio daqueles. Ora eu que já tenho mau feitio, vejam só a desgraça
    Os Homens têm mais força mental que as mulheres, é inegável. Já vi tantos amigos deixarem de fumar e amigas, nenhumas. Nestas alturas, desejava ser Homem, lol.
    Vou dando notícias. Obrigada pelo apoio.

  4. Fumei 23 anos, finalmente consegui largar o vicio duma forma simples
    atraves do metodo zerosmoke são 2 imanes que coloquei na orelha, metodo fantastico deixei de fumar quase sem dar por isso.

  5. Boas Pessoal
    Tenho 31 Anos e fumo desde os 12, fiz uma paragem entre 02/2005 e 07/2006 e recomecei novamente,ate 01/2008,mes este em que com a ajuda do nosso governo reduzi drasticamente o meu consumo, que mesmo assim nao era muito elevado, 2 maços de ritz por semana, para 1 maço para semana e meia. Mas como ainda nao estava satisfeito decidi simplesmente parar de vez, e neste momento tou sem fumar a quase uma semana sem problemas, nem necessidades. Nste momento só tenho uma duvida, como ja tinha deixado de fumar uma vez, engordei bastante cerca de 10kg, perdidos logo que recomecei, agora nao queria voltar a engordar, alguem por aqui me sabe dar uma dica para nao deixar isso acontecer.

  6. Parabéns!
    Concordo com você! Sem querer, sem vontade, nem vale a pena tentar deixar, seria apenas uma forma de masoquismo e criar stress sem necessidade, seria culpar-se por fumar e culpar-se por não conseguir!
    Se a vontade é pouca e o espirito fraco então melhor trabalhar nesses aspectos da pessoa já que são eles grande causa do vício.
    Você tem uma vontade forte que muita gente perdeu e tem a neuro linguistica a ajudá-lo, a perspectiva é muito importante já que você sempre olhou o cigarro como algo que gosta e pode deixar, igual ao que fiz com a carne, peixe, marisco desde que me tornei vegetariano, sabia que não ia morrer por isso :)
    Parabéns mais uma vez!
    Fica bem!

  7. Respondendo ao Nuno Sá.
    Estou com o mm problema k tu. Deixei de fumar, com o meu Champix, e já lá vão mais 5 kg. Por agora ainda n me havia dedicado ao assunto, pk o auto controlo estava todo virado para largar o meu companheiro de 25 anos. Aquele das horas boas e más, o meu cigarinho. Aconselho k inicies actividades cardio, k são as únicas k queimam calorias, eleminando massa gorda sem afectar a massa muscular. Não sei qual a tua idade, mas os cardios têm de ser ajustados à idade. Se puderes, faz uma hora de cardios 3 vezes por semanas num ginasio k tenha as máquinas. Caso n tenhas disponibilidade, tenta andar meia hora a pé todos os dias e nunca utilizar elevador. Sempre k tiveres fome, mastiga pastilha sem açucar, come uma maçã, bebe Àgua e chá . Deves beber 1,5 litros de ch´´a sem açucar ou àgua, durante os dia, fora das refeções. Não bebas líquido à refeição e procura na farmácia o “3 em 1” ou outros de outra gama de emagrecimento, k vão acelerar o metabolismo, no lugar do cigarro. Além disso, é controlo mesmo. Corta sempre que poderes com sobremesas, entradas, queijos. Poderei dar-te um programa mais preciso, com dados mais reais de peso, idade, hábitos alimentares, hábitos de exercício e kual a tua disponibilidade para a prática de uma vida de desportista.
    Um abraço

  8. Olá aos fumadores e não fumadores. Eu tb acho que descobri a MINHA pólvora. Primeiro apanhei uma grande gripe e fiquei 5 dias de cama. Quando fiquei melhor fiquei espantada por não ter fumado durante os 5 dias. Fui falar com a minha farmaceutica e ela lembrou-se uma coisa que não me ocorreu. Lembrou-se ela que, quando eu tive o meu filho, agora com 14 anos, fiquei com tanto medo e nervos que nao conseguia parar de rir. Ainda me lembro de ver o medico a ver o grafico do ctg e dizer-me que estava com bastantes contracções. E eu só ria às gargalhadas. E agora descobri que isto é mais ou menos como parir: cada um tem a su propria experiencia. Perdi eu anos aparovada com todas as atrocidades que ouvia e sempre a pensar que era daquelas que jamais iria conseguir, até porque nem nunca tinha tentado.Estes opiniadores ou fazedores de opinião são una palermas: têm respostas absolutas para tudo. Então aquele bronco que parece maluco da DGS dá é logo vontade de puxar um cigarro. Meus amigos, esta desabituação tem algo que ajuda 1000% quem quer deixar de fumar: é que a ideia do cigarro não está constantemente no pensamento. Vem com frequencia e mta força, mas passa rápido. E cada vez que volta, vem sempre mais ténue. Eu, como sempre adorei fumar, quando vem a tal ideia com força, sento-me e ponho-me a escrever: 180 euros, n vezes. O mundo pode estar globalizado, mas o indivíduo permanece com caracteristicas unicas e cada um reage à sua maneira. Não é força que é preciso, é manha. Não doí como com as drogas pesadas nem se fica transtornado. E, ainda por cima, a vida começa a ser melhor vivida. Para melhor muda-se sempre, nao é?
    Um abraço de apoio a todos. Maria
    PS.eu sou mesmo doida: há dias o meu filho deu comigo a chorar na cozinha e quando me inquiriu eu, mto parva disse-lhe que estava a chorar porque havia de ter saudades dos tempos em que fumava. Tipo; sou alcoolica, vou para os AA e perco a vontade de rir e de me divertir sem a pinga. Já estav a viajar. E o Francisco: mas afinal é para ficares melhor ou pior? Aí acordei e parei de chorar: caramba era apenas parar de fumar, não era nenhuma amputação nem fisica nem moral.

  9. Olá eu sou Antonio, sou da Algarve de Portimão e era fumador. Há dias foi-me feita uma pequena cirurgia,com tal tenho que estar em casa a descansar, como não tenho o habito de fumar em casa tenho me retraido de pegar num cigarro,visto que não posso sair.
    Vai fazer 2 semanas na próxima quarta feira que não pego num cigarro,tem sido uma luta,acreditem que sim,mas,uma luta que faz todo o sentido,nestes dias em que vivemos,porque temos informação temos ajuda,temos a lei que nos proibe de fumar em locais fechados, temos tudo só nos falta um pouco de vontade.
    Acho que tem tudo a ver,com aquilo que realmente queremos ou não,a força de vontade tem de ser maior do que o desejo de fumar!!!!

  10. Boas António e Maria. Bem vindos aqui ao site. Acho que um bocadinho do segredo para deixar de fumar é efectivamente pensar na parvoíce que é estar sem fumar (seja por que razão for como uma gripe ou uma cirurgia por exemplo) uns dias e depois voltar. Eu pensei assim… Tipo, então agora que já fiz tanto esforço para me aguentar… Era parvoíce. Para isso tinha fumado…
    Espero que consigam…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*