E eis que é dia de comida Italiana. Onde ir, onde não ir, o melhor é ficar por aqui perto e bem dito melhor feito. La Campania ali à Artilharia Um.


Não foi uma estreia pois já por lá tínhamos comido com um casal amigo mas desta feita era um jantar a dois. A entrada pode não ser a mais convidativa com a sua porta fechada e letreiro à lá bar/disco muito seventies mas o ambiente lá dentro não tem nada a ver. Sala relativamente pequena (capacidade para uns 50 convivas) com mesas talvez a mais e cores que dão o quente à sala não fugindo ao que seria de esperar num italiano. Acolhedora pela musica e pelo sossego não se evitará a clientela selecta de charuto em riste mas enfim… Prontamente posto o talhere (de pão quente e manteiga) não demora que ofereçam a carta. Entre antipasti, massas frescas, outras massas, pizzas e carnes várias a oferta é farta. Optámos pelo carpaccio de entrada. Carne bem cortada em duas definidas fatias, saborosa e bem temperada (talvez um pouqito de azeite a mais) com a já rotineira rucola e o queijo seco em finas lascas. Não decepcionou. Chegou entretanto o vinho cuja escolha recaiu sobre um Douro clássico Esteva de seu nome pela existência de colheita de 2003. Era o bom esperado.

Chega então a escolha que desta vez foi consensual: Tagliatelle com camarão. Muito bom. A massa fresca será sem dúvida um indicador seguro de uma boa “casa italiana” e assim sendo, daqui nada há a apontar. A massa estava óptima e o camarão era de bom tamanho e melhor número. Salpicada a verde e queijo, é prato para encher mas sempre saboreando. O vinho revelava-se a escolha acertada. O espesso do molho não seria tão apreciado com um outro mais encorpado.

De sobremesa a nossa escolha clássica em casas de tais terras é a Panna Cotta. Esta mistura fresca de natas, leite, açúcar e gelatina cozinhada em lume brando e coberta de um doce de frutos vermelhos raramente nos deixa ficar mal. Hoje também não deixou. Para além disso experimentámos também o Cheesecake que coberto com o mesmo doce não me fez arrepender da escolha. A coisa só não terminou melhor porque vindo o meu café tal como é normal, o da Susana mesmo com esforço acrescido de trazerem a leiteira à parte, pecava por já vir a chávena meia cheia de café tornando assim impossível a realização do pedido simples que é como sempre: Um garoto muito claro tipo, uma chávena de leite quente só com uma gota de café. Cada vez mais me convenço que o conceito de gota é desconhecido na lusa restauração.

Resumindo, La Campania é um bom restaurante de comida com qualidade e serviço rápido. Falha a simpatia que não se deixou ver mas não será por ai que lá deixaremos de voltar.

Restaurante La Campania
Rua Artilharia Um, nº 30
1250 Lisboa

Telefone: 21 385 03 45
Fax: 21 383 83 72

p.s. Sim, fiz hoje (upps, já passa da meia-noite), fiz ontem 34 anos e a bateria do telemóvel acabou a meio da tarde.

5 thoughts on “La Campania ali à Artilharia Um

  1. Boas!

    Já que te interessas por fazer reviews de restaurantes, que tal demorares mais 10 segundos a escrever o post e cuspires os dados do restaurante usando o microformato hCard?
    http://microformats.org/wiki/hcard

    Se o fizeres, pessoas interessadas no restaurante podem adicioná-lo com um clique à sua lista de endereços e até enviá-lo directametne para o telemóvel:
    http://www

    (encara isto apenas como uma sugestão)

    E parabéns, ainda que o relógio indique já outro dia.

  2. Olá!!
    Liguei-te para te dar os parabéns! Mas, tal como a maioria das pessoas fui parar a caixa de mensagens! Deves ter a indicação de que te liguei mas mensagem não tens porque detesto falar para a máquina! Já percebi que tiveste um bom dia de aniversário!
    Um beijinho

  3. Ora bem, vamos por ordem.
    André, prometo que vou dar uma vista de olhos ao microformato. Não será é de imediato que o tempo não sobra para tanto. Li na diagonal e implica um pouquito de trabalho… A ver vamos.

    gigi, obrigado. Ou muito me engano ou tu também andas por aqui perto não é??? Já fizeste ou estás para fazer?

    cecília, um “Olá!” é mesmo teu. Acreditas que quando ouço “Olá!” me lembro de ti? Adiante. Obrigado. A bateria do telemóvel acabou a meio da tarde… Desta vez, com o aniversário em dia de semana aproveitámos para comemorar a dois…

    Ana, obrigado. Eu sei que já parece lugar comum mas temos mesmo que combinar um almoço por aqui. A ver se conseguimos convencer a Susana a vir cá ter e vamos dar um pulo ali ao Japonês…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*