O avô materno da Patrícia (que referi uns posts atrás) quer definitivamente converter-se às novas tecnologias e pediu que lhe comprássemos um computador portátil que ele possa levar agora no seu regresso às arábias.


Comprei-lhe um Sony Vaio FZ E21(FZ21E) e senhores, que surpresa tive. Não só estas máquinas merecem o título de” Mac com Windows de origem” de tão bonitas e elegantes que são, como também me impressionou pela máquina em si e o software que a acompanha. Sendo o preço atípico nos computadores da Sony (estamos a falar de pouco mais de 1000 euros), este Sony Vaio FZ21E vem equipado com um processador Intel Core 2 Duo T7250 (a 2.00GHz), 2GB de memória RAM (mas com capacidade de expansão a 4GB) e um disco rígido de 160GB. Numa caixa com um display TFT de 15.4” WXGA (1280×800) este portátil conta ainda com uma placa gráfica nVidia GeForce 8400M GT e um gravador DVD+RW Double Layer. Não sendo a referida placa gráfica a escolha óbvia de um gamer é sem dúvida mais do que suficiente para um Office user mesmo que avançado.

Bem apetrechado a nível de ligações, o Sony Vaio FZ21E disponibiliza 3 portas USB 2.0 e 1 porta Firewire (iLink). Sendo uma máquina da Sony não podia deixar de apresentar também uma entrada TV S-Video e a cereja lá por cima que é a entrada HDMI. Tem wireless 802.11a, b e g, placa de rede 10/100 3 ainda um modem 56Kbps. Para além da expansão de memória até aos 4GB que referi atrás, este Vaio tem ainda leitor de cartões SD e MS integrado assim como uma ranhura para placas ExpressCard. Por último no que toca ao hardware, de referir a existência de uma webcam Motion Eye sxga incorporada no topo do monitor.

No que se refere ao software que acompanha este Sony Vaio FZ21E fiquei agradavelmente surpreendido com a instalação do Windows Vista que a máquina trazia. Ao contrário do que tenho ouvido dizer a quem tem ultimamente comprado computadores em grandes lojas (e até contrariamente ao que estava anunciado relativamente a este computador), quando liguei o Vaio pela primeira vez, ao invés de me apresentar o sistema operativo da Microsoft em Português, começou por me questionar qual seria o meu idioma deixando logo a nota de que a minha escolha não poderia ser posteriormente alterada. Ora a mim pareceu-me muito bem pois caso contrário ficaria agarrado a um sistema operativo em português que não seria de grande ajuda para quem o vai utilizar. Seleccionando nesse primeiro ecrã a língua Inglesa, logo no ecrã seguinte fui questionado sobre as definições locais onde pude então indicar que me encontrava em Portugal assumindo assim o sistema todas as definições correctas (moeda, hora, teclado…). Impressionado.

Para além do sistema operativo, a Microsoft entrega também neste Sony Vaio o Office Trial 2007 ou seja, uma versão para avaliação e possível compra do Microsoft Office 2007 Home and Student Edition. Para quem não é estudante a coisa não é propriamente barata e como tal, só atrapalha mas, para que o utilizador não fique sem um pacote de produtividade a Microsoft disponibiliza o Microsoft Works 8.5 e isso meus caros, é mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores que só utilizam os Offices porque os arranjam de forma menos licita e sem pagar um tostão. Adiante. Ainda no software, este Sony Vaio traz uma miríade de aplicações pré-instaladas, umas especificas da Sony (como os aplicativos de recovery ou o media center) que mal não fazem e outras de terceiros como seja o WinDVD ou o Adobe Photoshop Elements 5 e sem esquecer o famigerado Norton 360 com uma licença de 60 dias de utilização.

Por outras palavras e para terminar, pela primeira vez fiquei realmente agradado com um equipamento Sony. Esta pequena jóia irá agora atravessar montes e vales em direcção aos árabes desertos e daqui a uns meses logo nos dirá como se tem portado (e resistido) às mãos de alguém que entre ferros e areias resolveu agora navegar em mares digitais. Boa sorte.

10 thoughts on “Sony Vaio FZ21E (FZE21). Agradável surpresa.

  1. Posso saber..
    – onde o adquiriste?
    – qual o valor exacto c/ IVA?
    – aquece muito em cpu high-load?
    – tem drivers para Windows XP?
    – e Linux, já testaste? ;-D

    Cumps,
    PP

  2. Por incrível que pareça foi comprado na FNAC. Encontrei-o na FNAC Colombo, fui para o comprar na FNAC Chiado mas já só o consegui arranjar na FNAC Forum Almada. Ao que parece vende que nem ginjas… O preço foi qualquer coisa como 1099 euros já com IVA. O tempo que estive com ele a trabalhar (e ainda foi algum) não aqueceu. A operação que mais puxou por ele foi mesmo a visualização de alguns videos de grande dimensão… Quanto às tuas questões sobre os drivers vais ter mesmo que pesquisar na Net. Para o meu sogro o Vista estava óptimo e optei por nem me preocupar com isso. Linux, nem por isso.

    Asta.

  3. Epá, isto parece uma review encomendada, mas pareces um tipo sério:P

    Tb ando a pesquisar para adquirir um portátil, e quero algo muito bom em termos de construção, e que suporte os pesados programas que opero.
    As ultimas preferencias têm ido para o Toshiba Tecra, e o Vaio.
    Sou picuinhas nesta coisa, e não quero dar acima de 900 Euros, por isso, vou esperar a baixa de preços para o Natal, e ainda compro uma bomba dessas por um valor mais acessivel. Talvez não esse modelo claro.

  4. Ok. Confesso! Isto não é de maneira nenhuma uma review encomendada mas adoraria que fosse. Isso significava que alguém me tinha pago alguma coisa pelo que aqui escrevo e isso era só por si uma grande vitoria para o ego… Não pagaram. Foi mesmo uma análise feita assim mais ou menos em cima do joelho sobre uma máquina que achei bastante razoável para o preço que me pediram por ela. Agora atenção Célia. Este é um caso um pouco sui géneris na gama Vaio. Na grande maioria dos modelos desta marca as boas máquinas são bem caras e muitas vezes acima da média de mercado. Segundo o que tenho lido, é verdade que pagas e recebes pelo que pagas mas, pagas. Sim, também me parece que talvez esperar seja o melhor remédio…

  5. Devo dizer que tiveste uma experiência praticamente idêntica aquela que eu tive com o meu Vaio VGN-C2S/H que trazia não só o Photoshop Elements como o Acrobat 8 que são dois produtos que ficam para acima de 100€ quando comprados individualmente.

    Agora Vaios pagam-se caro o que é justificado pela atenção ao detalhes que a Sony dá ás maquinas que vende. Se valem o preço ou não depende da opinião de cada um mas para mim valem tanto a pena como valem os Mac.

  6. ola a todos estive a ler este comentario do sR pedro rebelo e garanto-vos que ele falou verdade sobre este vaio tb comprei um e só tenho uma palavra a dizer é 5 estrelas…abraço a todos

  7. Só espero que não avariem pq eles acabam por alegar qqer coisa para não arranjarem e a gente para os levantar tem de pagar o orçamento …
    A reparação é feita em França…

  8. Carlos, até agora e com utilizações brutais (entre o quente da Arábia e as chuvas de Portugal) a coisa porta-se bem…

  9. tb eu comprei um sony vaio CR há alguns meses e concordo com tudo o k o pedro disse… este pc é uma maquina… é um pco caro, mas vale a pena, na minha opiniao… só é pena k o office 2007 venha numa versao de avaliação, pk costumo usar bastante nos meus trabalhos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*