Manual do escuteiro mirimJá há uns tempos atrás tinha visto à venda na FNAC o livro “The Dangerous Book for Boys” e fiquei impressionado. Ainda se vendem livros assim? Um novo clássico poderá ser chamado. O tipo de livro com que eu sonhava enquanto pedia à minha mãe que me comprasse o Manual do Escuteiro Mirim nos meados dos anos 80. Não só a encadernação nos faz sonhar com um daqueles livros para guardar como um tesouro mas o próprio conteúdo em si é um verdadeiro tesouro. Desde os nós, às bússolas, passando pela tinta invisível, tudo o que um jovem rapaz podia querer em tempos que não conheciam a Playstation. Mas era do mundo dos rapazes que ali se falava. E eu tenho uma filha.


Eis que pelos meus passeios na Internet descubro The Daring Book for Girls, que é como quem diz, a versão para raparigas do livro acima descrito. Ainda que o livro tenha especial interesse para as jovens americanas (foca alguns aspectos típicos daquela sociedade) não deixa de ser interessante para todas as outras. Entre histórias de rainhas e princesas o livro tem também histórias de exploradoras e inventoras, desportistas e cientistas… Tem histórias de espias e até de piratas (sabiam que Ching-Shih era uma mulher pirata do inicio do século XIX que comandava a frota da Bandeira Vermelha composta por cerca de 1.800 navios e 80.000 piratas?).

O “The Daring Book for Girls” ainda só está em pré-venda cá pela Europa mas já se pode comprar nos Estados Unidos onde aparentemente está a fazer grande sucesso. Basta que se diga que tem sido falado em círculos de influencia como a Ophra Magazine. Mas que não se desapontem os geek savy que me visitam. O “The Daring Book for Girls” também já foi falado na Wired.

5 thoughts on “Só para meninas.

  1. Curioso.
    Este fim de semana fui ao cinema King e na livraria dou de caras com o livro “Livro Perigoso para Rapazes”, que não é mais que a versão portuguesa (adaptada) do mesmo livro.
    Ao abrir (ok, confesso que o título me deixou curioso), dou por mim a pensar com nostalgia no “Manual do Escuteiro Mirim”… só que o livro tem menos bonecos infantis… velhos tempos…..Ainda o tenho lá por casa…

    Deixo aqui um link para uma análise mais profunda ao mesmo:

    http://www.edusurfa.pt/area.asp?seccao=4&area=1&artigoid=11381

    Cumps
    JR

  2. Boas João. Obrigado pela dica. Não sabia que havia versão nacional. Pois que muito bem pensado era uma versão portuguesa deste livro para meninas. Garanto que comprava no dia… Pelo que vi no site da Editora Guerra e Paz (http://www.guerraepaz.net/?page=press&item=338) parece que está para sair agora em Novembro… Não escapa. Vou tentar contactar a editora para saber mais detalhes.

  3. Já tive a confirmação da Editora Guerra e Paz (obrigado Tânia Raposo) de que “O Livro Audacioso Para Raparigas” será publicado em Portugal já a partir do dia 25. Para quem estiver interessado…

  4. Este é um final para meninas… “e todos viveram felizes para sempre…” eheheheh

    Ainda bem que a minha dica te ajudou!
    E capaz de ser uma boa ideia para o natal…eu ja estou a pensar em oferecer .. tanto a versao rapaz como a das rapariguas…

    (desculpa as palavras sem acento, mas este teclado está very weird…só faz alguns)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*