Literalmente. Que é como quem diz “How to cook a turkey” ou em bom Português, como cozinhar um peru. Sim, quando no tempo das nossas avós e mesmo das nossas mães por terras lusas em caso de dúvida se consultava o Pantagruel, também em terras do Tio Sam se consultavam equivalentes volumes de tradicional culinária em busca da receita perdida do peru da avó.

“The First Thanksgiving” by Jean Louis Gerome Ferris

Ainda que em datas diferentes (em Portugal come-se o peru no Natal e nos Estados Unidos no dia de Acção de Graças), o pobre do peru tem como destino ser trinchado nesta quadra que agora se inicia. Não sei qual será a incidência de pesquisas sobre como cozinhar um peru na Internet lusa mas garantidamente os pantagrueis americanos não devem ter a saída que tinham uma vez que “How to Cook a Turkey” é uma das coisas mais pesquisadas no Google pelos dias que correm.

Pela manhã, 10 das 25 frases mais pesquisadas no Google por esse mundo fora faziam referência à palavra turkey. De entre as que achei mais curiosas encontram-se as enigmáticas Turkey 911 e a Turkey Hotline. Tenho algumas dúvidas sobre se a intenção de tais pesquisas tem efectivamente que ver com aspectos culinários ou abordará outros temas mais complexos mas tais dúvidas podem ir para segundo plano quando nos encontramos perante esta realidade: A muito falada queda da Enciclopédia Britannica frente à ascensão da Wikipédia é tão somente uma cara mais visível do que acontece ao Pantagruel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*