Certo. Já está escrito em todo o lado. Já toda a gente sabe mas aparentemente, e acreditem que sei do que vos escrevo, não é demais escrever novamente: A gripe H1N1 transmite-se de pessoa para pessoa.

Se vos disserem o contrário, respeitosamente refiram as mais variadas fontes que confirmam: A gripe h1n1 transmite-se de pessoa para pessoa. Se não puder ser assim tão respeitosamente então que não seja mas não deixem que informações perigosas como essa sejam propagadas pela população em geral. Ainda que seja papel do Estado informar o cidadão sobre este tipo de ameaças publicas é um dever de cada um de nós evitar que informações erradas que podem representar um perigo para a saúde publica sejam transmitidas.

O Portal da Saúde do Ministério da Saúde de Portugal, directamente referenciado pelo site da Organização Mundial de Saúde informa:

Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?

O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada – por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

Ainda que na sua fase 1 não houvesse evidências de que o vírus da gripe H1N1 se transmitiria entre humanos, desde o seu segundo estágio que tal se comprovou e não devemos esquecer que a Organização Mundial de Saúde já declarou oficialmente a entrada na fase 6, a mais avançada. Veja aqui o documento onde se descrevem os vários estágios ou fases da gripe H1N1.

Não há falta de informação mas como bem sabemos, há muitas razões que podem levar à manipulação da mesma e num caso como este, falamos da escala global, não será de todo mal pensado escutar as autoridades mundiais principalmente tendo em conta que estas se encontram em concordância sobre o tema.

Detalhe poster h1n1 organizacao mundial saude

Foi-me dito directamente, por um médico em quem confio plenamente (diacho, confio nas mãos dele a saúde da minha filha) que qualquer médico em seu perfeito juízo não poderá afirmar o contrário: A gripe H1N1 transmite-se de pessoa a pessoa.

Não se trata de gerar o pânico muito pelo contrário. Uma população bem informada poderá muito mais facilmente lidar com a situação, utilizando os meios disponibilizados para o efeito, não recorrendo fisicamente e ao mais pequeno sinal de alarme às urgências dos hospitais, não esgotando o suprimento de anti-gripais das farmácias da vizinhança. Trata-se de ser responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*