E isto é mesmo muito a sério. Acreditem.

Tenho uma colega grega que, caso casasse com um português, veria a vida certamente muito facilitada. Tudo o que ela quer de momento é tirar a carta de mota. Só isso. Ela já tem carta de condução de ligeiros. Mas é uma carta grega… Pois. Isso aqui não vale de muito… Já vão entender porquê.

Aparentemente, cá por terras que já foram d’El Rei , ninguém conhece a Republica Helénica. Grécia ainda lá vai que não vai mas Republica Helénica? Não passaria pela cabeça de ninguém chamar Republica Helénica a um pais que se chama Grécia certo? Isso era o mesmo que chamar Reino dos Países Baixos à Holanda…

Eu percebo que, caso um documento de identificação, digamos, um Bilhete de Identidade, esteja escrito unicamente na língua original do seu pais, a coisa possa levantar questões. Nunca vi um Bilhete de Identidade da China (Republica Popular da China) mas imagino que, a estar todo em mandarim, seja complicado de o entender. No entanto, custa-me a perceber que, estando o referido Bilhete de Identidade claramente escrito também em Inglês (Inglês que raio, não é Cirílico), ninguém o entenda.

Há mais de duas semanas que vejo esta minha colega andar de porta em porta, lojas do cidadão, escolas de condução e outras que mais, só para se poder inscrever para tirar o raio da Carta de Condução de Mota.

Não é a primeira vez que ela me conta histórias, relacionadas com esta aparente ignorância nacional no que à Grécia se refere. De peripécias nos aeroportos à cabine da bilheteira da CP (sim, ela pode viajar por toda a Europa com o Bilhete de Identidade da Grécia mas, graças à nossa extremamente apurada politica de segurança , ela não pode ter um passe social da CP. Era só o que faltava…), não bastava já toda a gente lhe perguntar se é espanhola, ucraniana ou moldava (Deusas, ela é grega que raio. Não tem nada a ver) e ainda tem agora que (e por esta não esperavam vocês), solicitar à embaixada da Grécia em Portugal, um certificado em como a Grécia faz parte da União Europeia. É isso mesmo. A ultima coisa que lhe pediram foi, um certificado da embaixada grega confirmando que a Grécia faz parte da União Europeia.

Digam lá que não é lindo o nosso pais? Mais, o nosso pais onde, estudamos a cultura grega no ensino obrigatório (ao contrário de tantos outros em que certamente aceitam o Bilhete de Identidade da Grécia como um documento de identificação válido)… É lindo ou não é?

Se no fim de tudo isto eu vos disser que a minha colega, que está em Portugal há quase dois anos, fala perfeitamente português (daquele perfeitamente comprovado por exames feitos na universidade e tudo…), então ai, está o bolo composto, com cereja em cima e tudo não vos parece?

Nota: Segundo a Georgia, quando precisou de tratar do Numero de Identificação Fiscal (ao fim e ao cabo, ela precisa de pagar impostos certo?), não teve qualquer problema. Foi um instante e não houve quem não reconhecesse a autoridade da Republica Helénica…

E então? Quem quer casar com a grega? Nem que seja só por uns dias, para ela tirar a carta de mota e aproveitar para pôr outros documentos em ordem…

14 thoughts on “Quem quer casar com a grega?

  1. Pedro, primeiro queria agradecer porque o artigo é muito bom!
    Sem querer dizer que a minha vida oficial aqui foi extremamente fácil, acho que todos os estrangeiros em todos os paises enfrentaram problemas deste género. Acredito que o problema é geral e não só do vosso país que eu adoro. Mas podes apostar que vou imprimir numa t-shirt ..”SIM, a Grécia faz parte da U.E” (só para evitar ouvir a mesma questão mais uma vez). Bjs

  2. Mas a Grécia faz parte da UE? Desde quando?

    Não, agora a sério, Eu acho que isso deve ser algum funcionário homofóbico que ainda se lembra de ter aprendido que lá pela Grécia, os rapazes se inicia(va)m com homens mais velhos… ;-)

  3. Realmente ás vezes a ignorância das pessoas surpreende-me… Não vêm telejornais? Tanto se falou da Grécia nos últimos tempos no que toca ás questões económicas infelizmente e ainda duvidam que a Grécia faz parte da União Europeia? É caso para dizer: com mil milhões de macacos!

  4. desde 2004 q há muito português q deixou de reconhecer a Grécia como existente. vá-se lá entender a razão…

  5. Ó raios… Com esta é que eu não contava… Ó mãe da Tita, pela lei portuguesa terias que te divorciar de mim primeiro e só depois poderias casar com a Georgia… Não sei se compensava… Entre burocracias no registo e «luvas» no cartório se calhar gastava-se uma fortuna e perdia-se mais tempo…. Mas, só a Georgia poderá dizer se valeria a pena…

  6. Caro Pedro Rebelo,
    Deixo aqui este comentário visto a nossa amiga (e colega) em comum, a Georgia, “postou” o link do seu blog no FB e assim cá estou eu a deixar os meus 2 centimos.
    Enfim, o q dizer desta situação, a não ser a profunda vergonha q sinto quando a li?
    Vergonha sim, pq eu vivo no País da Georgia, a tal de República Helénica, e nunca me trataram assim, com tamanha ignorância… Bem pelo contrário, ao saberem q sou Português sempre fui muitissimo bem tratado, qd, p.ex., tive q “tirar” a carta verde (vá-se lá saber pq, já q tb sou da U.E., mas enfim…) n tive um unico problema. Outro exemplo? Ainda à dias fui à Segurança Social daqui pedir uns documentos (e aparte o incrivel processo burocrátio) os quais necessitava e ao deparar-me com um papel q necessitava preencher (já q o meu grego n chega aos pés do pt da Gerogia) a senhora, muito simpáticamente, se ofereceu para me ajudar…
    Sim, já m perguntaram se Pt faz parte da U.E., se não me engano um taxista, mas levarem a estes extremos, nunca…
    Enfim, é para mostrar q tipo de União é esta a da Europa…
    Para a Georgia, se me permites: mhn anusixeis, xestou s’olous. Aide mal@kismenoi pou nomizoun oti einai kaliteru ap’olous… Aide pia, autoi oi portogaloi… :P :D

  7. @Roberto: Que bom ouvir de ti..ainda assim! Primeiro gostaria de esclarecer que sempre fui bem tratada e em alguns casos ainda com admiração por causa da história da grécia!
    Infelizmente há burocracia enorme aqui tal como na Grécia mas as pessoas tentam sempre ajudar e são simpáticas em geral (malakes yparxoun pantou!). É que não toda a gente tem na mão a informação que é preciso terem para ajudarem.
    Tu já sabes que adoro Portugal e os portugueses. Mas a união afinal não é tão união… E o teu grego é muito bom, pelos comentários que aqui deixaste…Pare kanena tilefwno na ta poume kamia fora. Polla filia.

  8. Quando tantos portugueses acham que o estado económico actual do país se deve a estar na UE (sim, isto é verídico) não me admira que muitos nem façam ideia de que países estão na UE ou que a Grécia e Portugal entraram para a UE no mesmo ano.

    Aliás, quando há portugueses que não sabem se o rio douro é a sul ou a norte do Porto…

    Enfim, falam dos americanos e do quão burros eles são, mas antes disso deviam ver-se um bocadinho ao espelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*