Nestas coisas das interwebs, nós que cá andamos há já algum tempo, sabemos bem que isso de ter o controlo é um pouco conversa para encher chouriços… Não se controla assim tanto quanto isso e, mesmo aquilo que se controla por vezes, sem se dar por ela, lá nos dá uma ou outra surpresa…

Uma amiga queixava-se ontem à noite no Facebook que tinha apanhado um vírus ao clicar num link para ler o post completo, num daqueles pequenos excertos que a rede Networked Blogs publica no wall automaticamente sempre que um novo post é publicado no blog.

Networked Blogs

Assustei-me pois claro. Era de um link dos meus que ela falava. Um link que tinha um vírus.

De imediato corri tudo quanto era ferramenta online para verificar se existia algum vírus no site. Resultado atrás de resultado, todos me deixavam mais descansado. Limpo. Site sem vírus, sem qualquer problema. Então que raio se estava a passar.

Lembrei-me então que há uns dias atrás, um outro amigo se tinha queixado de algo parecido. Não referia o acesso através do Facebook mas dizia que ao entrar no meu site, que lhe aparecia uma mensagem de alerta, para fazer o download do anti-vírus. Impossível.

Depois de alguma conversa com quem tinha seguido de perto, e solucionado, o problema do computador da minha amiga, a coisa ficou um pouco mais clara. Ela entrou no site e possivelmente apareceu-lhe uma daquelas mensagens de falso anti-vírus que sugere o download imediato de um ficheiro para “limpar o computador”. Um clique é quanto basta. E depois já não há muito a fazer. Computador infetado.

Fake Anti-virus no link do Networked Blogs?

O serviço da Networked Blog publica no Facebook um pequeno excerto do post original publicado no site. Logo abaixo publica um link para o site, com o url completo do mesmo e, um link para o artigo em particular e desta feita, não com o url completo mas sim através de um url alterado e gerado a partir do próprio serviço Networked Blogs, algo do género http://networkedblogs.com/qualquercoisa. Este url deveria apontar diretamente ao post original mas, ao que parece, por vezes passa por outros caminhos antes de lá chegar.

Esta manhã, ao chegar ao trabalho, diz-me um colega que ao clicar no mesmo link que a minha amiga tinha clicado, também lhe apareceu uma mensagem de alerta e a sugerir que fizesse o download de um anti-vírus. Apareceu e desapareceu. Ele estranhou que tal acontecesse no meu site, tentou replicar mas já não conseguiu. Já não apareceu tal mensagem.

Confirma-se. Preocupem-se. Networked Blogs sob suspeita?

Não sei. Tentei esclarecer. Pesquisei um pouco, perguntei por ai. Não tenho de momento tempo para mais mas não arrisco. Fica a nota:

O site browserd.com não tem nem há registo de ter tido qualquer vírus.

E para que não restem dúvidas, mesmo mantendo-me na rede Networked Blogs, até ter o assunto completamente esclarecido, a publicação dos posts do browserd.com no Facebook passa a estar a cargo da aplicação RSS Grafitti.

10 thoughts on “Networked blogs, vírus e coisas assim…

  1. Apesar de também estar registado no Networked Blogs sempre preferi o RSS Grafitti para publicar as actualizações do meu blog na wall do Facebook.

    Mesmo tendo menos controle sobre onde se comenta.

  2. Obrigado pelo aviso. Eu nunca gostei muito da barrinha extra que o networkedblogs deixava e esta historia foi a gota de água. Como tu eliminei a aplicação e passei para o RSS Graffiti.

  3. Também me tem acontecido o mesmo quando acedo ao teu blog, seja acesso directo, seja através do Facebook, seja no pc de casa, seja no pc do trabalho.

    Aparece-me o tal falso anti-virus a fazer um falso check ao meu computador, e chegar ao teu blog para ler os teus posts torna-se, efectivamente, uma dor na parte traseira.

  4. Meus caros, no trabalho, quando acedo ao link que o zex enviou (ver acima) imediatamente vou para para uma página:

    “Reported Attack Page!
    This web page at www1.profy-cis.co.cc has been reported as an attack page and has been blocked based on your security preferences.”

    Tia Avó, já agora agradecia que confirmasses se isso continua a acontecer uma vez que tirei o acesso via networked blogs…

  5. Boas Hugo. Sim, o link que o Zex indicou vai mesmo parar a uma página de malware… Ao que parece o site foi atacado e bem atacado. Asap vos darei mais informação. Já está completamente resolvido mas acreditem que esta deu luta… Um redirect…

  6. Deixou de acontecer, pelo menos através de casa, pelo que imagino que no trabalho e em qualquer outro local tenho o mesmo efeito.

    Finalmente podemos voltar a consultar blogs sobre sexo com cavalos descansados…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*