Estamos já com uma semana de Agosto e ainda aqui não se tinha escrito nada sobre restaurantes. Ninguém estranhou?

Ora bem, como se quer para uma noite especial, procurámos um restaurante especial. Procurávamos um restaurante calmo em Lisboa e onde se pudesse comer bem. Como pensávamos em ir também ao cinema, a zona do Saldanha vinha mesmo a calhar. O restaurante escolhido foi o Duq’s no Atrium Saldanha. E foi muito bem escolhido. A ideia de restaurante de centro comercial pode ser desde logo afastada quer pelo ambiente quer pelos pratos que lá se servem. Com uma decoração moderna mas simples q.b., o Duq’s cativa também pela vista (caso se fique como nós ficámos, numa das mesas junto à janela panorâmica para a Praça do Saldanha). É engraçado ver a noite que cai mesmo ali ao lado principalmente numa noite de Agosto com o sossego que estas carregam em Lisboa. Adiante que a fome aperta. De entre os pratos da ementa – tal como a decoração, modernos e sofisticados – entrámos com cogumelos Paris suados em brandy. Cortados aos pedaços e com umas ervas aromáticas a complementar foram uma entrada excelente. Nesta altura chegou o vinho escolhido que, pelo calor da noite e pela sensação da prova, foi um italiano de seu nome Bollini Pinot Grigio. E que boa prova. Um vinho fresco e frutado de citrinos mas com corpo a encher a boca. Não é um vinho caro e é uma boa alternativa aos brancos portugueses. Altura de pedir o prato principal. Por falha no fornecedor, o risotto de lagosta teve que ficar para outra ronda e foi substituído por cherne grelhado com legumes e de carne uma posta mirandesa igualmente com legumes e gomos de batata dourada. No que aos principais toca tudo bom. O peixe fresco e cozinhado ao ponto do dente trincar e não se desfazer. A carne macia e em volume adequado ao prato. Os legumes estavam também ao nosso gosto ou como nós lhe chamámos, no ponto Wok ou seja de cozedura curta e levemente salteados. Muito, mas muito bons. O peixe trazia para além do feijão verde, das cenouras e dos courgettes (haarrrgggg) alguns brócolos que substituíam a batata acompanhante da carne. A batata com mais tempo de cozedura do que os legumes, levava também um salteado mais prolongado dando-lhe assim o dourado do nome. Tal como já disse, tudo muito bom.

O serviço foi esmerado do principio ao fim nunca deixando os copos vazios e com a dose certa de acompanhamento. Esclareceu as dúvidas levantadas sobre o vinho e sobre a sobremesa sem pretensões a sabe tudo e com a modéstia de quem sabe o que está a servir. A refeição chegava ao fim e era hora da sobremesa. Cheesecake com o tradicional doce de frutos silvestres (que pecou um pouco por não estar mais frio) e um muffin de chocolate, com recheio de chocolate quente servido com uma bola de gelado de nata (em taça à parte que as misturas devem ser na dose que o cliente entende). Uma delicia e um regalo para os olhos que definitivamente também comem. O café é costumeiro e o garoto muito muito clarinho foi tirado como deve de ser (mesmo só leite e a pinga de café mas quente como se quer).

Uma referência devida ao espaço lounge do Duq’s a que é reservado o rés-do-chão. Aquando da nossa entrada estava com gente de fim-de-tarde tipico de um centro de negócios como é a Praça do Saldanha mas quando da nossa saída já a sala estava muito mais composta com um ambiente cosy e aparentemente de habituées.

A experiência foi muito boa e pede repetição. Não vamos esperar mais oito anos para lá voltar. Mas Agosto ainda agora começou e mais coisas boas estão para vir. As férias da Patrícia permitem-nos visitar com mais calma os sítios que vamos descobrindo durante o ano e temos que aproveitar mesmo que a falta dela faça a semana parecer uma eternidade nós sabemos que no fundo no fundo, o tempo passa a voar.

Duq’s
Atrium Saldanha, Av. Casal Ribeiro 63-A
Das 12 às 16 e das 19 à 01
Telf.21351230
nota de rodapé: não é propriamente barato.

5 thoughts on “Restaurante Duq’s ali ao Saldanha.

  1. Eu confesso que já estranhava a ausência destes roteiros tipicos do Vosso mês de Agosto (Querido mês de Agosto!).

    Vá lá, dá mais umas dicas para o nosso jantar mensal das gaijas!!!!

    Jocas

  2. muffin de chocolate, mas mesmo bom é no Spazio, junto ao campo pequeno, mto, mto bom!

    O duq’s só tem um problema, é caro para xuxu para o que se come. Mas por outro lado, tem uma “vista” muito agradável.

  3. Pois a mim o muffim soube que nem ginja. Melhor que ginja. Chocolate. Quanto a ser caro… Bem, é. Ponto. Tens razão. Mas soube muito bem… Ora conta lá mais sobre esse Spazio…
    Pecola afinal, gostas ou não do raio do muffin (não digas que não que parece mal)?
    SS mais sabia eu que tu devias andar por aqui à cata… Não te preocupes que se vai sempre arranjar por aqui qq coisita…

  4. Paulo Eugênio Cavalcante Freire
    Solteiro,Brasileiro,40 anos
    R° Professor Francisco de Sousa ,n°. 269-Jaguaribe
    CEP 58015730 – João Pessoa -PB
    Telefone : (83)32415529/88496575

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    Profissão: Cozinheiro
    Período: 1 ano e meio
    Hotel Caiçara

    Profissão : Cozinheiro Chefe
    Período: 2 anos
    Sagarana – Natal – Pipa

    Profissão: Cozinheiro
    Período: 2 anos e meio

    Profissão: Cozinheiro
    Período: 1 ano
    Tanabata

    FORMAÇÃO ACADÊMICA

    Ensino Médio Incompletos

    CURSO

    Manipulação de Alimentos

    Oi,aqui é Paulo que ja trabalhou aí.
    Estou morrendo de Saudade de tudo,estou querendo voltar.Qual a probabilidade disto acontecer? Um abraço,Feliz ano novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*