Perguntei um destes dias no Twitter, onde comer em Vila Franca de Xira. As respostas foram parcas mas uma referência em comum aparecia em destaque: O Forno. Ainda que sem grandes detalhes, só me diziam que por lá se comia bem…

Chegados a Vila Franca, arrumadas as malas no hotel, entendemos por bem ouvir uma ultima opinião e perguntámos à recepcionista por um bom sitio para comer. Tendo em conta a resposta, não havia lugar a dúvidas: O repasto dessa noite seria no restaurante O Forno.

A porta fechada deixava ver lá dentro três ou quatro mesas ocupadas. Uma familia estrangeira, um casalinho de uma certa idade, um jantar de negócios entre dois velhos amigos (assim parecia) e um comensal solitário. Havendo mesa para tão diversos gostos, era um bom sinal de que haveria mesa para nós também.

Bem vindos. Mesa pronta de pão, queijo, azeitonas e um prato de melão maduro e presunto. Ficámos pelo pão com manteiga que de quando em vez vinha brindado com pequenos pedaços de chouriço. Guloso quanto baste.

Com a farta carta que nos foi apresentada, o problema colocava-se na escolha e a interrogação a quem nos servia deu, como era de esperar, frutos proveitosos.

Um arroz de tamboril com gambas para primeiro prato e uma espetada de lombo de porco para segundo. Sem grandes delongas nos foi servido o arroz do tal peixe que em fartura e apresentava tal como as gambas que compunham o nome do prato. Muito boa dose de arroz solto e bem apurado, onde o gosto picante que se quer neste prato dava cartas pelo tão certo que estava. Por pouco se alvitrava a possibilidade de a refeição ficar se por ali de tão satisfeitos que estávamos mas em boa hora, quem acompanhava a mesa se acercou perguntando se se mantinha o restante pedido. A casa sabe o que serve. Mantém-se pois então.

Terminado o arroz de tamboril chega então a espetada. Servidos no espeto pendurado, generosos nacos de lombo de porco entremeados com umas rodelas de chouriço que os temperavam, deixavam pingar o excesso de sabor sobre uma cama de batatas fritas caseiras que se faziam acompanhar de um clássico molho cocktail e um extraordinário molho de manteiga e alho, verde pelo tempero da salsa. A carne em si? Tenra e muito saborosa.

Regou-se a refeição com outro dos nossos gostos clássicos, um Quinta de Cabriz Reserva pois não nos pareceu desajustado tendo em conta que outras escolhas da carta estavam talvez um pouco esticadas no preço.

Por difícil que fosse, tal repasto não se poderia ficar sem uma sobremesa. Entre doces clássicos da restauração nacional e fruta, resolvemos aceitar a sugestão da casa e arriscar “a especialidade”: Um pêssego descascado. Nada de mais se este não fosse tão saboroso e se não se fizesse acompanhar por duas enormes bolas de gelado e algumas folhas verdes cobertas de compota de morango. Um festim à vista e ao paladar também.

A única mancha da noite foi o já famoso e famigerado “garoto clarinho” que não só estava escuro como tinha o leite azedo. Conta acertada e desculpas presentes, a noite terminava ainda assim com a garantia de que voltaremos ao “O Forno” e que estas palavras seriam escritas. O seu a quem o merece.

Restaurante O Forno
Tipo de cozinha: Portuguesa
Horário: Das 12:00 às 15:15 ao almoço e das 19h00 às 22:00 para jantar.
Encerra à Terça-feira
Preço médio: 25€
Morada: Rua Doutor Miguel Bombarda 143
2600-195 VILA FRANCA DE XIRA
Telefone: +351 263 282 106

One thought on “Restaurante O Forno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*