… pois que venha o Diabo e escolha: Entre bandidos daqueles de máscara e tudo que roubam bancos, roubam números de cartões de crédito e loiras com decotes grandes que nos roubam a paciência acho que nos devemos ficar pelos primeiros pois pelo menos para esses temos seguro. A não ser que os tais cartões de crédito sejam do Barclays caso em que, o facto de termos seguro e o facto do seguro assumir o pagamento da despesa feita fraudulentamente (é para isso que serve o seguro), não conta para nada uma vez que o Barclays recebe o pagamento da seguradora e não o credita ao segurado.

O que o Barclays não percebe.

Já tentei explicar ao Barclays que, independentemente do que lhes apeteça fazer, a seguradora pagou o risco. Eles não percebem. Aliás, cheira-me que eles não percebem nada. Na passada semana enviei novo e-mail à Provedoria do Cliente Barclays solicitando informação sobre o processo de forma a que a pudesse anexar à queixa que apresentei ao Banco de Portugal. Indiquei de forma bem clara que lhes estava a solicitar informação para o Banco de Portugal. Responderam-vos a vocês? A mim não.

O Banco de Portugal? Para quê?

Por falar em Banco de Portugal, ao que parece a coisa não é muito melhor por lá. Já se passaram mais de 10 dias sobre a data em que apresentei uma reclamação ao Banco de Portugal. Responderam-vos a vocês? A mim o Banco de Portugal não responde. Efectivamente esta situação irá igualmente dar origem a nova reclamação.

A situação agora tende a ficar mais complicada. Fui contactado pelo Barclays para me informarem que a minha conta não tem provisão suficiente para a prestação de um crédito pessoal. A primeira coisa que perguntei a quem me telefonou foi se tinha algum alerta sobre a minha situação no seu sistema. Não tem. Aparentemente, o Barclays não tem qualquer tipo de alertas no seu sistema quando um Cliente reclama. Digam lá que isto não é moderno?

A senhora que me contactou (uma simpatia confesso) disse-me que dentro de aproximadamente 30 dias, se a minha conta continuar sem provisão, o Barclays terá que avisar o Banco de Portugal. De imediato perguntei pela possibilidade de informarem o Banco de Portugal logo naquele dia. A mim, garantidamente, dava-me jeito. Não era possível.

A coisa complica-se a sério.

Como trabalho para um banco vejo-me obrigado a relatar toda esta situação à minha hierarquia antes que a mesma seja avisada pelo Banco de Portugal. Não deve haver pior para um empregado num banco do que ter na ficha avisos deste género. Mas será possível que não se irá responsabilizar ninguém por esta vergonha?

No dia seguinte a este contacto, não resisti e contactei telefonicamente a provedoria do Barclays. A senhora que me atendeu não conseguiu contactar nenhuma das colegas que estão a acompanhar (acreditam nisto? Que está alguém a acompanhar este processo?) a minha reclamação. Informei-a de que aguardava informações, que o Barclays não estava a cumprir com os prazos que anuncia no site. A senhora ainda me tentou convencer de que um e-mail acusando a recepção da minha reclamação era um ponto de situação.

Só para que não houvesse confusões fiz questão de afirmar que não o aceitava como tal e que, para além de tudo o mais pedia algumas justificações formais. Nada a fazer. A senhora não me sabe dizer nada a não ser que o Barclays pediu (a quem???) algumas informações e ainda não as tem. Voltei a pedir que as pessoas responsáveis pelo processo me contactassem. Nada.

Hoje será dia para nova linha de acção. Logo vos darei novidades desta novela vergonhosa sobre a fraude com o Cartão de Crédito e o mau serviço bancário prestado pelo Barclays Bank Portugal.

35 thoughts on “O Barclays, o Banco de Portugal, a reclamação…

  1. Não querendo ser repetitivo… mas como disse num comentário anterior relativamente a esta situação, telefonemas e e-mails de pouco servem.

    Infelizmente o que ainda vai funcionando é a gritaria, a ameaça de retirar tudo de lá, ameaças de processos em tribunal contra a pessoa que está a atender (por má fé). Infelizmente este tipo de coisas dá resultado, e aparentemente é a isso que estarão habituados no Barclay’s.

  2. Até a mim isto já me está a dar nervos….Olha lá mas qual é a complicação ?? Porque é que eles não te pagam o valor que a seguradora já lhes pagou ??? PORQUÊ?? Qual é o argumento deles ?

  3. Rui, até pela minha posição como empregado numa instituição bancária, essa será a minha ultima opção. Mas chego a pensar o quão ridículo é, encontrar-me a equacionar tal hipótese.

    Luís, gritaria efectivamente não é o meu estilo mas quanto a retirar tudo de lá, em breve teremos novidades.

    Ana, tu trabalhas numa seguradora. Sabes o quão estranho isto é certo? Para mim, confesso que até me parece ilegal. Não há qualquer argumento exceptuando, não sei o que lhe dizer.

    syrin, vou iniciar hoje o processo de adesão à DECO. A ver vamos se me puderão ajudar.

  4. “Vou iniciar hoje o processo de adesão à DECO”

    Desculpa ser tao directo mas estas doido ou que? Estao a beira de te por na ficha de credito mal parado do Banco de Portugal e ainda arrastas uma coisa destas?

    Ja te passou pela cabeca que nao vai ser nada simples retirar isso da tua ficha? O Banco de Portugal mal atende a tua queixa quanto mais investigar uma coisa dessas.

    Como sabes bem vai mesmo que o BCP te mantenha vai ser dificil trabalhares um dia para outro banco com isso la’. Ou arranjar credito a taxas minimamente agradaveis…

    Convem tomares medidas serias!! A Deco seria boa medida prai 2 semanas atras… Agora tem de ser mesmo directo.

    Ou entao poes dinheiro novamente para eles cobrirem la a percentagens do credito ate que a situacao se resolva..

    Deixar isso pendurado ah espera da Deco (q nao fazem milagres e como empresa provavelmente estao agora de ferias no Ski) parece-me mt ma ideia.. Provavelmente recebes primeiro uma carta a vender-te o novo livro Pro Teste Automoveis, com uma medidor de pressao dos pneus gratis, do que algum tratamento serio do teu problema.

  5. Eu segundo a recomendação de adesão à DECO. Nada como uma carta escrita em “advoguês”, com um carimbo importante para por as coisas a mexer. Infelizmente é muitas vezes como as coisas funcionam.

    Estou a ver que a Barclays perdeu (pelo menos) um cliente. Os próximos capítulos vão incluir o fecho da conta e término da relação comercial, imagino.

  6. A Deco não te adianta nada pois eles trabalham a longo prazo….daqui a uns 3 meses eles estão a contactar o Barclays……

  7. Esquece a DECO! Eles mandam para lá uma carta-tipo, depois os teus amigos respondem com outra carta-tipo, e tá feito!

    Assenta arrais na tua sucursal! E amigo, desce do salto! Só assim!! Tás recordado que já estive num dep de reclamações?!?! E só assim que se resolve, infelizmente! A malta bem quer manter a calma e ser civilizado, mas não dá! Mails, carta, telefonemas pouco resolvem! Se fores lá e falares alto de forma a outros cliente ouviram é capaz de funcionar!

    Não conheces ninguém?!?! Tipo aquele amigo que tem uma filha linda!?!? Lembrei-me agora!

  8. Para te ser completamente sincero, e visto que isto já ultrapassou todos os limites (em meu entender) a solução é meter os incompetentes em tribunal. Escreves uma carta, com aviso de recepção, a ameaçar que vais dar entrada com uma queixa em tribunal caso não te resolvam o assunto num dado prazo (uma semana?), e depois avanças mesmo com isso, olha que aí eles acordam, vai por mim ;)

    ps: sim, é chato e moroso ter que recorrer aos tribunais, ams em Portugal na maior parte das vezes é a única solução que chama realmente a atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*