Em 2006 o Apdeites publicava a primeira lista dos blogs (blogues?) mais antigos em Portugal. tive conecimento dessa lista através do Macacos. Na altura comentei que o browserd.com também já por cá andava há algum tempo e fui quase de imediato contactado  pelo Apdeites informando-me de que o browserd.com constava da lista como o 9º blog (blogue?) mais antigo de Portugal com o primeiro registo datado de Maio de 2001. Fiquei contente como é óbvio e até publiquei aqui o facto.

É sempre bom saber que, para além das visitas que por cá comentavam na altura, há mais quem desse pela existência deste canto. Faz bem ao ego.

De então para cá tenho, confesso, brandido com com algum orgulho essa mesma informação quando apresento o browserd.com a alguém.

Foi precisamente o que se passou na passada semana quando numa reunião de trabalho veio à conversa o browserd.com quando me perguntaram sobre a existência de alguma lista com os blogs (blogues?) mais antigos de Portugal. Uma vez mais referi o Apdeites e a lista anual que o mesmo mantem.


Qual o meu espanto quando alguém me chama a atenção de que o browserd.com não constava da lista. Uma observação mais atenta e lá estava ele, em 2006. No entanto tinha desaparecido das listas de 2007 e 2008.

Coloquei a questão ao JPG do Apdeites: Porque razão já não consta o browserd.com da lista dos blogs (blogues?) mais antigos de Portugal. A resposta não se fez esperar. JPG dispõe-se de imediato a verificar a razão e assim que a encontra logo me dá conhecimento: Os registos do browserd.com enquanto conteúdos regulares e datados (perfil de blog) tinham desaparecido do Wayback Machine. Segundo os critérios do Apdeites, sem os referidos registos online, não há presença da lista. Percebe-se porquê.

Entendi esta situação como um verdadeiro desafio. O browserd.com dos primeiros tempos era puro html. Não havia cá bases de dados, php’s nem gestores de conteúdos por trás. Era tudo estático e com um ficheiro actualizado à mão… Toca de dar volta aos caixotes.

Foi com enorme alegria que encontrei alguns desses ficheiros e, na medida do possível vou agora passar o conteúdo dos mesmos (as entradas datadas) para a base de dados do WordPress. Para além disso, vou igualmente disponibilizar online algumas das versões antigas ainda que com algumas falhas principalmente no que se refere a ficheiros externos. No entanto, trata-se de uma questão histórica e como tal estou certo de que ninguem levará a mal.

Resta-me agradecer ao JPG do Apdeites pelo tempo dispendido e pela reposição do browserd.com nas suas listas. O browserd.com é oficialmente o 8º blog (blogue?) mais antigo de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*